Divisa Alegre realiza palestra sobre violência contra o idoso

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde de Divisa Alegre, em parceira com a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul e a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no dia 13 de junho, palestra educativa, aferição de pressão arterial e atividades físicas.

A campanha deste ano que foi lançada pelo Governo de Minas tem como tema o Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa “Rompendo o Silêncio – Cuide de quem sempre cuidou de você”, sendo que o objetivo é sensibilizar e incentivar a população para que sejam reduzidos os índices de maus tratos praticados contra os mais velhos. Segundo levantamento do Disque Direitos Humanos (0800 031 1119), canal de denúncias da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a violência contra os idosos dentro do ambiente familiar atingiu o segundo lugar entre as manifestações de crimes praticados junto a essa faixa da população. Entre 1.192 manifestações no Disque em 2012, 63,8% corresponderam a maus tratos familiares.

Segundo a enfermeira de Divisa Alegre, Lorrane Brasileiro, o medo do idoso em denunciar a violência doméstica está relacionado ao fator de perda dos laços afetivos com a família. “Eles são capazes de contar suas histórias de angústia, com riqueza de detalhes, porém, o fato de registrarem a denúncia de um fato delituoso contra sua própria prole, é algo que lhes causa mais dor que as agressões físicas, psicológicas, econômicas e negligenciais sofridas no dia-a-dia”, relatou.
 
Luta contra a violência
 
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. A violência contra os idosos deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos.
 
O estado de Minas Gerais é o segundo do Brasil em número de pessoas com mais de 60 anos. São mais de 2,6 milhões de idosos, conforme dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados, referentes ao segundo semestre de 2012, revelam a importância dessa ação permanente e integrada do Governo de Minas Gerais.

Autor: Alllan Campos

Rolar para cima