A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, realizou no dia 13 de junho, no salão da Casa Paroquial de Itaobim, mais uma oficina microrregional de mobilização social em saúde, que debateu o planejamento e a execução das estratégias de mobilização para o combate à dengue e do programa Mães de Minas na região nordeste do estado.
Desta vez, o foco da discussão foi uma maior organização do fluxo de trabalho, com a sugestão dos mobilizadores de que os municípios possam programar as suas ações, de acordo com o calendário da saúde, com o objetivo de que os mesmos possam conquistar uma maior participação da população nos eventos realizados. A coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Itaobim, Andréa Zangiacomi, destacou que o município teve algumas dificuldades de mobilizar a população em algumas campanhas pelo fato de terem pouco tempo para realizar o trabalho de divulgação. “O que chamou a minha atenção foi a questão da desinformação com relação à divulgação das ações desenvolvidas. Precisamos nos organizar para trabalhar em rede, com a participação da equipe da saúde e do social, além de levar para a equipe da Estratégia Saúde da Família às orientações referentes a esta oficina, para que os profissionais possam enviar os relatórios das ações desenvolvidas para divulgação”, disse.
Outros assuntos que chamaram muito a atenção dos mobilizadores são os eventos de mobilização social, gastronomia sustentável, reciclagem e oficina de teatro, que estão previstos para acontecer no mês de agosto, na GRS Pedra Azul, além das informações que foram repassadas sobre o DengueMob, que é uma ação da SES para premiar os cidadãos mineiros, com perfil ativo no facebook, que cadastrarem as ações de combate à dengue no site www.denguetemqueacabar.com.br. Todo o mês são premiadas as melhores ações, sendo que o primeiro colocado ganha 1 tablet, o segundo colocado recebe 1 smartphone e o terceiro colocado 1 mp3 player. No final do ano, a SES irá entregar um grande prêmio para a melhor ação, que será 1 carro. A referência técnica de endemias de Itaobim, Weliton Santos, gostou das novidades apresentadas. “Essa premiação do DengueMob é muito interessante e nos incentiva muito mais a realizar os trabalhos de combate à dengue”, comemorou.
A oficina, que contou com a participação de mobilizadores dos municípios de Itaobim, Medina, Monte Formoso e Ponto dos Volantes, também abordou quais as ferramentas disponíveis de comunicação que podem ser utilizadas pelos municípios para que a população tenha acesso às informações de saúde, como a utilização de uma conta institucional para divulgação das ações no Facebook, produção de vídeos e áudios com personagens da região, além de orientações sobre a utilização do serviço 155, para cadastro de denúncias sobre a dengue e de cadastro do público alvo do programa Mães de Minas.
A enfermeira de Ponto dos Volantes, Ana Paula Lima, informou que o município já vem realizando a divulgação de suas ações como forma de que a população tenha conhecimento e participe dos eventos. Em Medina, a coordenadora da Atenção Primária, Fernanda Pamponet, disse que realizará um maior trabalho de divulgação por meio da rádio comunitária. “A partir de agora nosso município buscará divulgar mais por meio da rádio local sobre os eventos que serão realizados. Realizaremos uma programação com a rádio verificando a possibilidade de um horário disponível para orientações sobre saúde e iremos enviar os relatórios de mobilização para que nosso trabalho possa ser divulgado”. Já com relação ao trabalho de fortalecimento das parcerias, a Assistente Social de Itaobim, Isabela Almeida, destacou que é importante os mobilizadores buscarem a participação de representantes de toda a sociedade, englobando a rede socioassistencial, escolas, associações e os meios de comunicação.
Diagnóstico
Os quatro municípios que participaram da oficina (Itaobim, Medina, Monte Formoso e Ponto dos Volantes) possuem rádio comunitária, sendo que o município de Ponto dos Volantes ainda realiza a divulgação de suas ações por meio do facebook e do site institucional. Em Itaobim, Medina e Ponto dos Volantes as ações de mobilização ainda contam com o apoio dos grupos de teatro. Todos os municípios participantes desta oficina realizam um trabalho de divulgação das ações por meio de faixas e ou carros de som.
Autor: Allan Campos / GRS Pedra Azul