Com a presença de autoridades municipais, regionais e estaduais, Poços de Caldas no sul de Minas foi palco, nesta terça-feira, 11 de junho, do Lançamento da Publicação “Situação do Câncer em Minas Gerais e suas macrorregiões de saúde”. A publicação, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais possui em seu conteúdo estimativas de incidência e mortalidade por câncer para o ano de 2013, válidas também para 2014. Além de descrever o perfil da mortalidade das macrorregiões do Estado e o perfil da Assistência na Alta Complexidade, reúne também um conjunto de informações que retratam a magnitude e projeções do câncer no Estado. A publicação pretende instruir e orientar os gestores de saúde a partir de dados concretos.
Poços de Caldas foi escolhida para o lançamento pelo fato de ser uma das cidades envolvidas no projeto Planalto, que, realizado em conjunto com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), SES, Secretarias Municipais de Saúde, Comissão Nacional de energia Nuclear (CNEN) e colaboradores, foi realizado para estudar, através das equipes destes órgãos, o perfil do câncer e a influência da radiação na incidência do mesmo na região.
O Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, esteve presente e salientou que “este é mais um capítulo na construção da linha de cuidados assistenciais, tendo como base as evidências científicas. A real substância na área da pesquisa é ter a informação correta, estudada de forma real e concreta. O planejamento em saúde pública exige pesquisas corretas e este estudo regionalizado serve para nortear as decisões que precisam ser tomadas na saúde pública, refinando a gestão em saúde”, afirmou.
A Coordenadora do Programa de Avaliação e Vigilância do Câncer de Minas Gerais/SES e integrante da Comissão que integra o Projeto Planalto, desde 2003, Berenice Navarro Antoniazzi, apresentou o cenário do estudo, estimativas, logística, mortalidade e recomendou, por fim, que a humanização dos pacientes não deve ser concentrada somente na alta complexidade, mas também, na atenção primária.
Autoridades na área do câncer e radiação marcaram presença no evento, tal como o Presidente da Associação Brasileira de Registro de Câncer e oncologista clínico José Getúlio de Martins Segalla, Ubirani Barros Otero, representando Luiz Santini, presidente do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Antônio Luiz Quinelato, Coordenador da CNEN de Poços de Caldas.
Segundo o oncologista José Getúlio Segalla, “o que mais cura o câncer é a prevenção. A Cura depende muito mais da prevenção do que da superespecialização de um oncologista.” O médico ainda completou salientando a importância e o ineditismo da ação pelo Estado de Minas Gerais. “Gestores, leiam o estudo, analisem a estatística de sua região, colaborem com o registro e usem estes dados lançados aqui hoje para interferirem positivamente nas suas realidades”, finalizou.
Projeto planalto
Os resultados da interferência do radônio – gás responsável pela 2ª maior causa de morte por câncer – na saúde da população da região envolvida no projeto Planalto serão divulgados ainda este ano. Para tal medição, foram instalados dosímetros em residências. Ao final da solenidade, homenagens foram realizadas a todos os colaboradores do Projeto, que receberam das mãos do prefeito de Poços de Caldas, Eloísio Carmo Lourenço, e da equipe do Projeto, certificados de agradecimentos.
Recursos
Durante visita do secretário Estadual de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, ao sul de Minas, na terça-feira,11/06 ele assinou um convênio no valor de R$ 626.940,00 mil para a Santa Casa de Misericórdia de Andradas. O recurso será destinado para a aquisição de equipamentos para a UTI. Em seguida, ele fez uma visita técnica ao Hospital Santa Lúcia, em Poços de Caldas, para conhecer as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ele também anunciou a capacitação dos profissionais que irão atuar na futura unidade.
Liberação de recursos
Em Poços de Caldas, antes do lançamento da publicação ” Situaçāo do Câncer em Minas Geras”‘, o secretário Antonio Jorge recebeu no aeroporto da cidade, representantes da Santa Casa. Na reunião, ele anunciou a liberação de R$ 1. 147 milhão para equipar a UTI Neonatal da instituição.
Ainda em Poços, o secretário fez uma visita técnica ao Hospital Santa Lúcia, onde foi recebido pelo diretor, Assad Aun Netto. O hospital , referência regional no tratamento de pacientes vítimas de infarto e de Acidente Vascular Cerebral (AVC), faz parte da Rede de Urgência e Emergência do Governo de Minas. A instituição atende a pacientes de 307 hospitais e é certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Disponibiliza 30 leitos de UTI e oito leitos para atendimento às urgências psiquiátricas, integrando a Rede de Atenção Psicossocial do Estado.
Acompanhado do prefeito Elísio do Carmo Lourenço, e da secretária municipal de Saúde de Poços de Caldas, Aparecida Linhares Pimenta, Antônio Jorge visitou as obras da UPA. No local, Antônio Jorge anunciou que os profissionais poderão ser capacitados pela SES, por meio de uma parceria com a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somite).
Autor: Tânia Corrêa
