SES alerta visitantes da SuperAgro 2013 contra dengue e gripe

Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está orientando os visitantes da SuperAgro 2013 a adotarem hábitos preventivos contra a dengue e a gripe. A SuperAgro, uma realização do Governo de Minas que traz as principais novidades do campo, começou no dia 29 de maio e se estende até o dia 09 de junho, no Parque da Gameleira e no Complexo Expominas.

A chegada do tempo mais frio pode esconder um perigo que não deve passar despercebido: a gripe. Por isso, a SES-MG, por meio da campanha estadual “Mude seu jeito de ver a gripe. Ela mata” instruiu o público do evento quanto aos modos de prevenção da doença. “Tomei a minha vacina este ano, mas sempre fico atenta à prevenção”, disse a comerciante Maria Cristina Leite, 65 anos.

As formas de prevenção à gripe incluem medidas simples, tais como: lavas as mãos frequentemente, cobrir a boca com a parte interna do braço ao tossir e evitar compartilhar objetos de uso pessoal com outras pessoas.

 

“Eu sabia que a gripe pode matar, mas às vezes a gente esquece que não são só as pessoas mais frágeis que correm esse risco”, contou o estudante Caio Santiago Peixoto, 23 anos, ao receber o informativo da campanha de prevenção à gripe.

Outra ameaça que pode ser evitada como maneiras simples de prevenção é a dengue, que se manifesta ao longo de todo o ano. A equipe da SES mostrou aos visitantes da SuperAgro que é possível ficar livre da doença adotando-se alguns hábitos, como: descartar adequadamente todos os objetos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito, eliminar os pratinhos de plantas e não deixar água de chuva se acumular em calhas.

“Tive dengue no ano passado e foi uma coisa horrível. Não desejo isso para ninguém, então com certeza vou levar essas informações para as pessoas que eu conheço”, afirmou o técnico em contabilidade Odmar Silva, 48 anos.

Para o coordenador comercial da SuperAgro, Celso Pantuza, um evento com uma abrangência tão grande não pode deixar de conscientizar seus visitantes para assuntos de saúde de grande relevância. “Temos a expectativa de receber aproximadamente 70 mil visitantes. Não poderíamos perder a oportunidade de mobilizar esse enorme público contra a dengue e a gripe”.

Dengue

Desde janeiro de 2013 já foram confirmados mais de 125 mil casos da dengue tipo clássico. Além disso, desde 2011 a população está suscetível a um novo tipo do vírus, o Sorotipo DEN-4. Por isso, é de fundamental importância a participação da população no controle da dengue. As pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios.

 

Gripe

Em 2012, foram notificados à SES-MG 3.132 casos e destes 186 (5,9%) foram causados por vírus influenza sazonais. Medidas simples auxiliam na prevenção à doença:

 

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interna do braço;
  • Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
  • Em casos de suspeita de gripe, procure seu médico ou a unidade de saúde mais próxima.

Autor: Alexandre Ribeiro

Rolar para cima