O Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Sousa Marques, recebeu hoje (20/05) das mãos do Francês, Pierre Herbaux, vice-presidente dos Hospitais de Paris e de Manoel Bernardes, cônsul Francês, uma medalha com a imagem de uma pomba da paz, que é o símbolo dos hospitais de Paris. A homenagem é destinada para as melhores parcerias feitas pelos hospitais da França.
Crédito: Henrique ChendesNos dias 11 e 12 de maio, a SES organizou dois simulados de catástrofes em Belo Horizonte. Os simulados aconteceram no aeroporto de Confins e no Estádio do Mineirão e tinham como objetivo preparar os hospitais para situações de Urgência e Emergência durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo, e ainda capacitar médicos e enfermeiros que irão trabalhar durante os eventos esportivos.
O Secretário agradeceu mais uma vez a parceria. “Essa foi uma ação pública, mostrou que estamos no caminho certo, com ousadia e excelente parceria. Tenho a certeza de que o papel da França e de todos os membros foi essencial para o sucesso. Estou muito honrado com essa homenagem.”
A parceria entre Minas Gerais e o Governo Francês surgiu em 2010, quando aconteceram conversação através do grupo francês voltado para as catástrofes e acidentes de múltiplas vítimas, mas com formalização em 2012.
Estavam presentes os integrantes do Grupo Temático da Saúde para a Copa do Mundo FIFA 2014 (AGEI), o Secretário Adjunto, Francisco Tavares, o Sub Secretário de Inovação e Logística em Saúde, João Luiz Soares e Welfane Cordeiro Júnior, consultor em Urgência e Emergência da SES-MG.
Autor: Lorena Melo