SES promove oficina de humanização

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, promove nesta segunda-feira, 20/05, de 8h às 17h, Oficina de Humanização, no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte. O objetivo da oficina é implementar as diretrizes e dispositivos seguindo as diretrizes e princípios da Política Nacional e Estadual de Humanização para os funcionários da SRS-BH, desta forma, estimular a gestão participativa para desenvolver ações para melhorar e humanizar o Sistema Único de Saúde (SUS). A Coordenação do Núcleo de Gestão de Pessoas e Comissão de Humanização da SRS-BH é a responsável pela organização do evento.

Para iniciar a atividade foi proposta a formação de uma roda para estimular a interatividade entre os participantes. Na abertura da oficina houve a apresentação de um vídeo reflexivo sobre gentileza e ação social positiva. Em seguida, a dinâmica com balões permitiu que o público fosse despertado para algumas perguntas referentes à Política de Humanização.

Após as atividades, a mesa solene foi composta pela superintendente Regional de Saúde de Belo Horizonte, Débora Tavares, pela consultora do Ministério da Saúde, Ana Rita Castro, e pela referência técnica da Política Estadual de Humanização, Rosa Maria dos Santos. Durante o pronunciamento, a superintendente da SRS-BH destacou a importância de construir o trabalho juntos. “Precisamos fortalecer as ações compartilhadas e horizontais. Colocar as teorias em prática por meio da gestão participativa, tornar nossa convivência no trabalho mais harmonizada e, assim, construir o SUS humanizado”, disse Débora. No discurso, Ana Rita enfatizou a troca de experiências e gestão compartilhada no SUS. Já Rosa Maria dos Santos, abordou no pronunciamento a necessidade das rodas de conversas para a participação de todos, estrutura que permite a circulação da palavra.

No turno da manhã estão programadas as exposições dialogadas, a palestra de consultoras do Ministério da Saúde, referências técnicas do Estado de Minas Gerais e da Coordenadora de Gestão de Pessoas e equipe de Humanização, Júnia Mattos, sobre o tema. A tarde, os profissionais da SRS-BH irão participar de atividade de grupo sobre necessidades e atribuições da Comissão de Humanização da SRS-BH, relato das atividades de grupo e avaliação da oficina.

Autor: Flávia Freitas

Rolar para cima