Simulado prepara profisisonais para atuarem em grandes eventos

Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou na noite desta segunda-feira, 08 de maio, um encontro com profisisonais de diversas áreas para orientá-los como será conduzido o Simulado, onde terão demonstrações de atuação em situações de catátrofes e múltiplas vítimas em grandes eventos.
A reunião aconteceu na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), com a participação de aproximadamente 150 pessoas, e teve como palestrante o francês Pierre Cardin, professor especialista em Medicina Catastrófica e diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Paris/França. As simulações serão realizadas em Aeroporto e estádio de futebol em Belo Horizonte.

O curso faz parte da conclusão de um treinamento que está sendo ministrado por profisisonais da França, através de uma parceria entre a SES-MG e o Governo Francês por meio da Associação dos Hospitais e o Samu de Paris.
Participaram do curso principalmente médicos e enfermeiros dos Samu´s de todas as regiões do estado de Minas, como Belo Horizonte, Betim, Contagem, Sete Lagoas, Ouro Preto, Barbacena, Montes Claros. A preparação é feita de uma integração também dos agentes do Samu, Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Polícia Civil, BHTrans, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, além do envolvimento de quatro hospitais.
Também estiveram presentes outros convidados, que são médicos de Samu´s de Secretarias Estaduais de Saúde do Ceará, Rio de Janeiro, Salvador, Campo Grande, Curitiba.

O curso teve início em outubro de 2012, dando sequência nos meses de dezembro do mesmo ano, fevereiro, abril e neste mês de maio, sendo o simulado a conclusão do treinamento. Esta já é uma preparação para as Copas das Confederações e do Mundo e outros grandes eventos que possam acontecer no estado.
“Pretendemos realizar novos simulados no segundo semestre, para que fique mais sedimentada nossa formação, porque só através dos simulados, do exercício, é que temos condições de poder entender a dinâmica, o funcionamento”, explica Alberto Machado, Coordenador do Grupo Temático da Saúde para as Copas das Confederações e do Mundo da SES-MG.

A parceria entre Minas Gerais e o Governo Francês surgiu desde 2010, quando já houve conversação através do grupo francês voltado para as catástrofes e acidentes de múltiplas vítmas, mas com formalização em 2012.

Orientações

As orientações do encontro na ESP-MG foram conduzidas pelo professor Piérre Cardin em Paris e demais integrantes do grupo. Ele destacou sobre o objetivo, a formação e o exercício pelas equipes socorristas em grandes eventos.
Pierre ainda abordou questões da medicina catastrófica e destacou a atuação do Samu no Brasil, especificamente em Belo Horizonte, onde acontecerão os simulados.

Autor: Suzi Rocha

Rolar para cima