Desde sexta-feira (03/05), quando ocorreu a abertura oficial da 79 ª Expozebu, a Oficina de Gastronomia Sustentável da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que conta com a parceria da Nestlé, têm atraído o público do parque Fernando Costa, onde acontece da feira.
Todos os dias, às 15 horas, o chef Cássio Machado ensina uma receita e, juntamente com a responsável pelo projeto na SES-MG, Vanessa de Albuquerque Viana, falam da doença, a geração de resíduos, reutilização dos mesmos com o correto descarte. “É uma experiência bastante proveitosa no sentido de poder passar às pessoas a sustentabilidade de uma gastronomia que tem como foco principal o combate à dengue,” diz o chef Cássio Machado.
“A expectativa é poder mobilizar o máximo de pessoas para o combate à dengue, durante período em que estaremos aqui. Sabemos que mais de 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências, não só em vasos de plantas e vasilhas de animais, mas também nos resíduos gerados na cozinha. Com isso, a melhor forma de combate dos criadouros é descartar corretamente os inservíveis gerados na produção de alimentos”, conclui Vanessa Viana.
Ao todo, cerca de 120 pessoas já participaram da oficina que apresenta receitas práticas e dicas de reciclagem. A dona de casa Carmelita Evangelista Bento aprendeu a fazer uma receita de massa ao molho de limão e também aprendeu sobre a transmissão da dengue. “Amo culinária e cozinho há bastante tempo e sei que é necessário ficar atenta. A situação em Uberaba é complicada e o mosquito é perigoso. Descobri que, na minha casa, eu já cortava as caixas de leite e descartava as latas corretamente, como ensinam na oficina; além disso, estou sempre de olho nas plantas”.
Dengue em Minas Gerais
Este ano, até o momento, foram notificados 313.545 casos de dengue em Minas Gerais, sendo que destes, 88.881 já foram confirmados. Em Uberaba, até agora, são 17.099 notificações e 13 óbitos. Em todo o estado, são 54 óbitos.
Autor: Sara Braga