O núcleo de Gestão, Finanças e Prestação de Contas da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba capacitou hoje (30/04), no auditório da Superintendência Regional de Fazenda, referências técnicas municipais para a correta prestação de contas e convênios. “Promovemos esta capacitação para alinhar e atualizar informações junto aos municípios após a troca de gestão, buscando aprimorar o setor”, afirma a coordenadora do núcleo, Isabel Cristina Capuzzo.
Segundo Ana Maria Chaves e Lindalva Melo, responsáveis pela capacitação, “o objetivo é instruir novas referências técnicas quanto ao que é preciso para que um município firme convênio com o estado, as documentações exigidas, o plano de trabalho e análise da prestação de contas”.
“O resultado de uma prestação de contas ou de um convênio bem feito reflete na gestão municipal. Este é um momento de troca no qual cada município agrega com suas especificidades, nos mostrando o que temos para adequar e dar suporte, enquanto superintendência”, conclui o superintendente regional de saúde de Uberaba, Iraci Neto.
Para o secretário municipal de saúde de Fronteira, André Luís de Freitas, a capacitação é importante para, “em primeiro lugar, ter conhecimento de prestação de contas que, na maioria das vezes, não são feitas pelos gestores. Embora assumamos os compromissos de convênios, não é sempre que acompanhamos a execução das metas, mas se ocorre algum erro, nós é que seremos responsabilizados”.
Olinda Costa e Cláudia Santana, responsáveis pela prestação de contas e captação de recursos e convênios de Frutal, dizem que “esta capacitação, pela aplicabilidade prática que ela tem, de dar exemplos concretos, é muito boa para nós”.
Autor: Sara Braga
