CATUJI mobiliza população contra a dengue

Imagem

Durante o período de 22 a 26 de abril, o município de Catuji, situado no Vale do Mucuri realizou uma mobilização de prevenção à Dengue e envolveu a população, autoridades e parceiros.

As ações fazem parte do Programa Estadual de Controle da dengue, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e tem o apoio da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni e Secretaria Municipal de Saúde de Catuji. Durante as atividades, material escolar doados pela prefeitura foram trocados por materiais inservíveis (garrafa pett, latas, pneus, etc), que poderiam se tornar possíveis criadouros do mosquito AEDES AEGIPTY.

Foram disponibilizados pela Regional de Teófilo Otoni  três automóveis Fumacê para a realização dos trabalhos de borrificação em todos os bairros e distritos do município, uma vez que o mesmo apresentou 23 notificações, com cinco casos confirmados de dengue. “De acordo com a Secretária Municipal de Saúde do município, Zeliane Rodrigues Soares, o objetivo foi mobilizar o maior numero possível de pessoas para que elas possam retirar o lixo dos seus quintais passando assim, a ter uma melhor qualidade de vida”.

É bom esse trabalho de troca de material, serve para que eu possa utilizar na escola, além do mais, estou ajudando de alguma forma a retirar o lixo da rua prevenindo a propagação da dengue, disse R.L.M, 11 anos, estudante, morador do bairro Vila Altamira.

Alunos, professores e agentes de saúde, com o apoio do palhaço perna de pau fizeram uma verdadeira passeata pela cidade, visitaram casas dos moradores locais, no sentido de conscientizar a população na limpeza dos seus quintais, além de fixação de cartazes em pontos estratégicos, com o objetivo de alertar a população sobre a importância do combate ao mosquito AEDES AEGIPTY.

Autor: Lineu Cardoso-ACS-SRSTO

Rolar para cima