Créditos: Flávia FreitasVictor Hugo Pereira, 10 anos, é torcedor do Cruzeiro. O garoto que reside na região do Jardim Teresópolis, em Betim faz parte do time de moradores do bairro que participam da ação de mobilização contra a Dengue. Victor coletou em casa e nas ruas do bairro garrafas pets para trocar por lápis na Força-Tarefa realizada pelo Governo de Minas, em parceria com a Prefeitura de Betim, nos dias 26 e 27 de abril, de 9h às 15h, em frente ao Complexo Esportivo Ricardo Medioli. “O lixo polui o meio ambiente e a Dengue mata”, relata Victor que desde pequeno aprende a importante lição de não acumular resíduos que possam deixar a água parada.
O Dengômetro e Dengue Móvel fazem parte da Força-Tarefa do governo de Minas, cujo objetivo é intensificar o combate ao mosquito por meio de atividades e ações educativas. O Dengômetro é uma tenda instalada para tirar dúvidas da população. No espaço, os profissionais de saúde do Governo de Minas e do município orientam os cidadãos, repassando informações preventivas com entrega de materiais educativos, como folders, adesivos, cartilhas e histórias em quadrinhos.
Já o Dengue Móvel realiza a troca de recicláveis por material escolar. Pneus são trocados por caderno, três garrafas pets por láspis e três latinhas por borrachas. Graziela Borges, moradora do bairro Laranjeiras, percorreu alguns lotes vagos da região e conseguiu coletar cinco pneus, possíveis reservatórios para a proliferação do Aedes aegypti. “Temos que cuidar das nossas casas e também dos espaços públicos. É importante a mobilização para que possamos juntos acabar com a Dengue. A troca de recipientes pelo material escolar incentiva os moradores a não acumular lixo no bairro”, observa Graziela.
As ações conjuntas entre Governo de Minas e Prefeitura de Betim na região do Teresópolis tiveram início na segunda-feira, dia 22, com continuidade durante a semana. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias da cidade percorreram as casas, Unidades de Saúde, Centros de Assistência Social e comércio para sensibilizar a comunidade da importância do combate a Dengue; visitas e palestras foram feitas para alunos de quatro escolas locais com entrega de materiais educativos para mais de 2.000 estudantes. Na quinta-feira, uma blitz montada em frente a UAI Teresópolis conscietizou motoristas que passavam pelo local com entrega de folders e adesivos de carro. “Percebemos que com a participação de todos, órgãos públicos e a comunidade, conseguimos eliminar os focos do mosquito. Notamos a adesão dos moradores na força-tarefa o que é fundamental para atingirmos o objetivo de acabar com a doença”, analisa o supervisor de campo dos agentes de combate de endemias de Betim, Júlio Costa.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Betim até o dia 19 de abril foram notificados 8.030 casos no município, sendo 406 descartados, 919 confirmados e 6.713 aguardam exames. O Teresópolis é uma das regiões com maior número de casos notificados.
Autor: Flávia Freitas
