Brumadinho intensifica ações preventivas contra a Dengue

Imagem

Moradores de Brumadinho, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, participam do dia 22 a 26 de abril de ações preventivas promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo de Minas, para eliminar os focos da Dengue. Professores e alunos da rede pública e particular de ensino, comunidade e gestores são o público das atividades de conscientização sobre a doença. Durante esta semana, mais seis escolas receberão os profissionais municipais de saúde responsáveis pela programação das palestras e ações.

No dia 27, os servidores de Brumadinho irão realizar a segunda blitz educativa, desta vez na Avenida Vigilato Braga, Centro. Serão entregues adesivos de carro e folders para motoristas e pedestres. Quem passar pelo local poderá assistir também à peça “A Dengue tem que acabar”, encenação teatral que contará com um personagem fantasiado de mosquito da Dengue e à participação de mais cinco profissionais da equipe de Zoonoses de Brumadinho. Batizado de mosquito informatizado, a personagem fará uso simbólico de um tablet para informar aos moradores sobre as formar de eliminação do vetor, medidas preventivas e quais os locais e regiões com maior incidência de casos notificados.

As ações educativas nas escolas tiveram início no dia 11 de abril e terão continuidade até que todas as 28 unidades de educação, que atendem alunos na faixa etária de cinco a 19 anos, sejam contempladas. Mais de 3.000 alunos já receberam as orientações da campanha de conscientização e adquiriram os materiais educativos, como adesivos, caderno, manual do combatente e a revistinha em quadrinhos, “Deu a louca no mundo da fantasia”. De acordo com a referência técnica de educação em saúde de Brumadinho, Lizia Ferreira, os alunos têm participado das atividades de forma efetiva, contribuindo para multiplicar os cuidados preventivos em casa, mudando os hábitos dos familiares para não deixar água parada.

Autor: Flávia Freitas

Rolar para cima