Escolas Estaduais de Minas Gerais se mobilizam no combate à dengue

No dia 12 de abril, próxima sexta-feira, as escolas da rede estadual darão uma aula de cidadania para os mineiros. Estudantes, professores e funcionários realizarão o dia denominado ‘Todos Contra a Dengue’, uma iniciativa integrada entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), coordenada pelo Governo de Minas. Atividades diversas, dentro e fora das salas de aula, serão realizadas com o objetivo de sensibilizar a população do Estado para o combate à proliferação do mosquito transmissor da doença.

Produção de cartazes, passeatas e distribuição de panfletos à população com informações sobre a Dengue deverão mobilizar as mais de 3,6 mil escolas da rede em todo o Estado, os 180 mil professores e os quase 2,4 milhões de estudantes. O mutirão de ações será desenvolvido com estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Durante toda essa semana, as escolas estão promovendo palestras, oficinas de leitura, artes, produção de textos e exibição de vídeos que devem ser acompanhados de reflexão sobre a temática. No dia 12, sexta-feira, todas as escolas vão parar para mostrar o fruto desse trabalho em uma ação de conscientização contra a Dengue.

Bons Exemplos

Cada escola está fazendo sua programação com as atividades que serão apresentadas durante toda a sexta-feira (12). São diferentes trabalhos e iniciativas que tomarão conta do ambiente escolar. No Norte de Minas, por exemplo, a Escola Estadual de Divisa Alegre, faz um trabalho de sensibilização dos alunos e comunidade desde o início de março. Localizada no município de Divisa Alegre, a escola realizou palestras para os estudantes que ajudaram a produzir material informativo para ser entregue à população.

Após os trabalhos na escola e a confecção dos folders, os estudantes foram orientandos a sensibilizar os familiares e a vizinhança sobre as formas de prevenção e tratamento da doença. “Temos cerca 700 estudantes. Pedimos a cada um que conversasse com sua família, com os vizinhos da direita, da esquerda e da frente. Com isso, pelos nossos cálculos, conseguimos atingir 2.700 moradores, além dos familiares. O número é bem significativo, pois nossa cidade conta com uma população de, aproximadamente, seis mil pessoas”, analisou o diretor Fabrízio Alves Ferreira.

O encerramento dessa iniciativa será na sexta-feira (12), com uma passeata no entorno da escola. Na ocasião, serão distribuídos panfletos aos moradores e afixados adesivos nos veículos. “Vai ser legal, pois é um projeto que conscientiza muito as pessoas”, disse o aluno do 7º ano do ensino fundamental, Emerson Batista Silva, de 11 anos.

Em Belo Horizonte, a Escola Estadual Duque de Caxias já realiza, desde os últimos meses, uma série de atividades com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Além dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, os estudantes são estimulados a abordar a temática também em casa, com as famílias. Cartazes foram colocados em murais da escola para que todos os alunos tenham contato com os assuntos abordados. Na sexta-feira, os alunos vão desenvolver o projeto “Repórter por um dia”, no qual matérias sobre a dengue, veiculadas pela imprensa, serão lidas e discutidas em sala de aula.

Já em Araxá, na Escola Estadual Delfim Moreira, os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental estão confeccionando cartazes sobre a temática durante essa semana. Na sexta-feira (12), esse material será colocado nos portões e em outras dependências das escolas, de maneira que todos possam ter acesso à informação que os alunos produziram. Além disso, os estudantes abordarão, na porta da escola, os pedestres e entregarão material de divulgação sobre a prevenção da doença.

Mensagem às escolas

Além da mobilização em todas as escolas de Minas Gerais, no dia 12 a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, e o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, vão participar de um programa que terá a Dengue como tema. O programa será transmitido ao vivo, às 10h30, pelo Canal Minas Saúde e todas as escolas poderão acompanhar por meio das antenas de recepção que transmite a programação do Canal. Durante o programa, os secretários vão apresentar um cenário da doença em Minas Gerais, além de destacar a importância da participação da comunidade escolar no combate ao mosquito transmissor. Serão apresentadas boas práticas de escolas na prevenção à Dengue, assim como dicas para garantir que o mosquito não consiga se reproduzir.

Autor: Assessoria de Comunicação / Secretaria de Educação

Rolar para cima