Médicos da rede municipal de saúde de Uberaba e da Unimed, além de servidores da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, o presidente da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Lincoln Ferreira e o presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba, Sandro Penna, participaram na noite de quinta-feira, 14/03, de um Treinamento Intensivo de Manejo da Dengue.
O treinamento aconteceu no auditório da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU) e foi conduzido pelo infectologista da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Frederico Figueiredo e pela coordenadora do Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde da SES-MG, Tânia Marcial.
Médicos da rede pública e também particular de saúde discutiram aspectos e casos da doença, óbitos, fluxos de encaminhamento de pacientes, sinais de alerta, hidratação e atualização de conhecimentos sobre dengue, já que os sintomas da doença têm variado, assim como a atuação do mosquito transmissor, Aedes aegypti, surpreendendo os profissionais de saúde.
De acordo com Lincoln Ferreira, “todas as propostas da AMMG são aplicáveis ao estado, por isso temos vários projetos com a SES-MG. Produzimos conteúdo para o Canal Minas Saúde, conduzimos a certificação do Programa de Educação Permanente (PEP para médicos) e estamos neste evento para atualizar os conhecimentos destes profissionais”.
O superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Iraci Neto, frisou a importância do envolvimento da classe médica nas ações de capacitação da SES-MG, “devido à situação em que se encontram alguns municípios da superintendência, em especial, Uberaba, neste momento com seis óbitos confirmados e 8131 casos notificados de dengue”.
Autor: Sara Braga