
A partir de agora, clientes dos postos de gasolina terão acesso a informações de qualidade sobre a dengue, enquanto abastecem os carros. Isso porque foram colocados cavaletes com alertas contra a dengue em 318 postos de gasolina em diversas cidades mineiras.
Em Belo Horizonte serão distribuídos 203 cavaletes, em Governador Valadares serão 20, em Ipatinga 19, Juiz de Fora 22, Montes Claros 34, Uberaba 20. Perfazendo um total de 350 postos participantes.
A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG) e do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro), o órgão de representação de revendedores de derivados de petróleo em Minas.
Segundo Joney Fonseca, coordenador de mobilização social da SES, os postos de gasolina são pontos estratégicos para distribuir informações, pois são locais de grande circulação de pessoas. “Enquanto espera pelo abastecimento do carro, o cliente pode ler os alertas contra a doença nos cavaletes. É muito importante que todo segmento da sociedade se envolva com o problema, adote hábitos preventivos e ajude na divulgação de informações qualificadas”, disse.
Para Paulo Miranda Soares, presidente do Minaspetro, a parceria como a SES contra a dengue faz parte do compromisso social da instituição. “É muito gratificante poder contribuir. Estarmos cumprindo nosso papel como cidadãos e consolidando nossa parceria, de tantos anos, com a Secretaria de Estado de Saúde”, disse
Dengue em Minas
Até o momento, foram notificados 93.184 casos de dengue em Minas Gerais. E já são 23 mortes confirmadas em decorrência da dengue no estado. Pesquisas apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios. “Por isso, é de fundamental importância a participação do cidadão comum no controle da dengue. Os cuidados visando a eliminação dos focos de proliferação do mosquito é uma responsabilidade de todos”, disse Joney Fonseca.
Autor: Juliana Gutierrez