Saúde de Minas implanta projeto inovador para Reabilitação de Deficiências

Saúde de Minas implanta projeto inovador para Reabilitação de Deficiências

Servidores da saúde pública do estado de Minas Gerais recebem treinamento, nesta semana, na Escola de Saúde, Pública de Minas Gerais (ESP) para utilizarem técnica inovadora na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiências físicas, intelectuais e autismo.

O curso de Reabilitação Virtual com o Nintendo WII, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) está sendo ministrado na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG).

O treinamento tem o objetivo de capacitar e orientar os profissionais da rede dos serviços especializados de reabilitação física, intelectual e autismo na utilização dos dispositivos games para melhorar e otimizar o processo de reabilitação ou habilitação de usuários (pacientes). É uma inovação no processo de reabilitação, por meio de tecnologia assistiva.Participam da capacitação, que tem duração de 16h, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. São treinados dois profissionais de cada serviço, sendo 20 da reabilitação física e 14 da reabilitação de deficiência intelectual. Atualmente existem em todo o estado 20 serviços especializados na reabilitação física e 136 unidades na deficiência intelectual e autismo.

O projeto é desenvolvido pela Fisiogames (empresa que desenvolve softwares para serem utilizados através do game Nintendo WII). Esta é a primeira oficina direcionada a profissionais da rede pública de saúde. Para Minas é um processo inovador, tanto na aquisição da tecnologia (game), quanto na capacitação dos profissionais.Inicialmente, o Nintendo WII foi criado com a finalidade de recriação, mas posteriormente serão desenvolvidas técnicas terapêuticas para serem aplicadas pela Saúde no processo de reabilitação. “Alguns serviços já utilizam o game como recurso terapêutico, mas agora estamos trazendo como política para o estado de Minas Gerais, adquirindo esses equipamentos e capacitando esses profissionais”, explica Mônica Farina Neves Santos, Coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da SES-MG.A coordenadora ainda destaca que a qualificação profissional é indispensável e a técnica ajuda o profissional a garantir um fortalecimento muscular mais adequado ao usuário, a garantia da capacidade de concentração, além de ser um recurso que auxilia na motivação do processo terapêutico para o usuário e na recuperação gradativa de movimentos nas atividades diárias. “Torna-se um motivador para os usuários frequentarem as sessões terapêuticas”, ressalta Mônica.A SES-MG já adquiriu os games e os televisores. Após concluído o treinamento dos profissionais da saúde, será feita a disponibilização para os serviços, que tem previsão para iniciar na primeira quinzena de março.

Oficina

Para os processos de habilitação ou reabilitação, os profissionais da saúde aprendem na oficina conteúdos teóricos e praticam atividades práticas, como a melhor metodologia de uso, melhor indicação e contra-indicação, o tempo necessário e adequado, qual tipo de dispositivo poderá ser usado dependendo do grau de deficiência de cada usuário.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Suzi Rocha


Rolar para cima