Comitê Estadual de Controle Permanente da Dengue discute ações de combate à doença

Comitê Estadual de Controle Permanente da Dengue discute ações de combate à doença

 

Divulgação em massa, incremento de Recursos  Humanos para Força Tarefa e apoio das Unidades Regionais de Saúde foram algumas propostas de ações, para as secretarias de governo e parceiros, defendidas na Reunião do Comitê Estadual de Controle Permanente da Dengue, que ocorreu na tarde desta terça-feira (19/02), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Durante a reunião, a Coordenadora do QG da Dengue, Geane Andrade, explicou sobre o cenário da dengue em Minas e informou o objetivo do Comitê. “Temos a função de divulgar, orientar e sensibilizar as pessoas sobre a dengue. Com o envolvimento de todos os participantes, por meio das ações propostas, chegaremos ao nosso objetivo, reduzir os números de casos de dengue e eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti”, reforçou.

O comitê é composto por representantes de várias Secretarias de Estado, Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Copasa, CEMIG, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) entre outros órgãos convidados, que se reúnem mensalmente para discutirem soluções no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Devido ao aumento do número de casos neste início de ano, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) intensificou as ações de combate à dengue em vários municípios do Estado. Uma delas é realizada pela Equipe de Mobilização Social, que desde 2010 até o presente momento removeu mais de 3 milhões de focos do mosquito transmissor da doença no Estado. “Por meio do dengue móvel, a equipe disponibiliza para a população um posto móvel para troca de possíveis focos do mosquito como pneus, pets, latas por materiais escolares”, finalizou Geane.

Outras ações da SES no Combate à dengue

Unidades de Hidratação – foram implantadas em vários municípios para atendimento às pessoas com sintomas de dengue.

Equipe Precursora – é composta por 12 servidores estaduais que já visitaram 22 municípios, com alto índice de infestação, que por meio de avaliação técnica realizam diagnósticos para orientar o governo na melhor ação a ser utilizada no município para combate ao mosquito.

Força Tarefa – Conta com 280 homens que se deslocam aos municípios críticos e de casa em casa removem os focos da dengue. Atualmente, seis municípios estão sendo visitados pela equipe.

Teste Rápido da dengue – foram distribuídos mais de 10 mil testes, para municípios com alto índice de casos. O teste possibilita o diagnóstico da doença em 20 minutos.

Força Estadual de Saúde – Ação criada em 2012 para apoio às vítimas da chuva, neste ano foi acionada para apoio às vítimas de dengue. A equipe é formada por médicos, enfermeiros voluntários.

Autor: Jornalismo SES-MG

Rolar para cima