Mobilização social no combate à dengue convoca moradores da região do Vale do Aço

Mobilização social no combate à dengue convoca moradores da região do Vale do Aço

Para eliminar os focos do mosquito aedes aegypti da região do Vale do Aço, as cidades de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e Periquito receberam uma equipe de mobilizadores que de porta em porta têm como objetivo convocar os moradores para combater o mosquito da dengue. Realizando diversas ações nas cidades desde o dia 09 de janeiro a equipe composta por cerca de 30 pessoas já percorreu vários bairros, visitou comércios locais e sensibilizou rádios e lideranças comunitárias de que combater a dengue é um dever de todos.

Na sexta-feira (11/01) uma equipe de profissionais de saúde formados por médicos e enfermeiros chegou à região para ajudar no tratamento dos casos da doença. Os profissionais são todos voluntários e permanecerão nas cidades durante 30 dias. No primeiro dia de atendimento na unidade de hidratação de Timóteo, somente no período da manhã, foram atendidas mais de 200 pessoas com suspeitas da doença. Em Coronel Fabriciano, uma unidade de hidratação também está sendo montada e contará com o suporte dos profissionais de saúde, que já foram treinados para o atendimento dos pacientes. 

Na quinta-feira, 10/01, o Superintendente da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano Anchieta Poggiali visitou as rádios locais e divulgou as ações que serão realizadas e que necessitam da ajuda da população. “O mosquito da dengue é um inimigo muito sutil e precisamos eliminá-lo.  A principal ferramenta de combate ao mosquito é o cidadão que por meio da limpeza dos bairros e da mobilização de todos pode contribuir para acabar com a doença”, afirmou Anchieta.Mobilização de todos

A dona de casa Efigênia Lopes Guerra abriu a porta da sua residência e recebeu com muita atenção um mobilizador que explicou a ela como combater o mosquito e não deixar que a doença prejudique seus familiares e vizinhos. “Sempre cuido muito bem da minha casa e sei que a colaboração do vizinho também é importante. Todos tem que ajudar para manter a rua limpa e sem a doença”,disse.

Ainda incentivando as ações de mobilização, faixas e cartazes foram afixados em diversos pontos das cidades convidando às pessoas a comparecerem e trocarem objetos que acumulam água como pneus, latas e garrafas por cadernos, lápis e borrachas. Lucas Dias Nepomuceno, de 12 anos, passou várias vezes pelo dengômetro trazendo várias garrafas pet e pneus. O menino percorreu diversas ruas do bairro Canaã, em Ipatinga, chamando a atenção dos vizinhos e comerciantes para participarem da troca. “Quero entregar vários pneus para ajudar a combater a dengue. Eu e meus irmãos também vamos utilizar os cadernos agora quando voltarmos às aulas”, afirmou. Além da cidade de Ipatinga o dengue móvel e o dengômetro continuarão presentes nas quatro cidades do Vale do aço sempre reforçando que eliminar a dengue é um dever de todos.

Em Timóteo e Ipatinga as ações ocorreram durante os dias 11,12 e 13 e ocorreu uma grande entrega de pneus. O líder comunitário do bairro Novo Tempo, em Timóteo, Cláudio Furacão levou ao local mais de 200 pneus e disse que desta forma não deixará que o mosquito  se espalhe. “Realizei uma limpeza no bairro, pois além de um serviço social esta atitude é um serviço de saúde”, afirmou. Nas cidades de Coronel Fabriciano e Periquito as ações com o objetivo de eliminar os focos de dengue da região do Vale do aço continuam.

Coronel Fabriciano

Data: 14 a 16 de janeiro de 2013Dia 14: Praça da Quadra do Bairro são Domingos I – Rua Dom Marcos, S/N , bairro São Domingos I, próximo à Igreja  Católica.Dia 15: Praça da Quadra do Bairro Santa Cruz – Entre as ruas Havaí e Áustria.Dia 16: Rua Itália Zagnoli, (antiga rua N), bairro Jardim PrimaveraHorário: 09h às 16h

Periquito

Data: 14 a 15 de janeiro de 2013Local: Quadra poliesportiva do bairro Novo Tempo.    Horário: 09h às 16h

Autor: Alessandra Maximiano / SES-MG


Rolar para cima