SES mobiliza Crisólita para o combate à dengue

SES mobiliza Crisólita para o combate à dengue

Dando continuidade aos trabalhos iniciados na quinta-feira, 10/01, de mobilização social contra a dengue, o município de Crisólita amanheceu nesta sexta-feira, 11/01, com o Dengômetro e o Dengue Móvel, parte integrante da Força Tarefa de Combate à dengue enviada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). A estrutura foi instalada na Praça José Quaresma da Costa, ponto central da cidade.

Pela divulgação feita por meio de carro de som, antes mesmo das 08h da manhã, horário marcado para início das atividades, os moradores já faziam fila para realizarem a troca dos inservíveis acumulados em suas residências, pelo material escolar fornecido pela SES.

A panfletagem e adesivação dos carros em blitz educativa começaram na manhã desta sexta 11/01, com apoio da Polícia Militar local, e a previsão é que essas ações se estendam até as 14 horas.

Essa estratégia utilizada visa levar a população ao Dengômetro – espaço de convivência para orientação às pessoas sobre, principalmente, a prevenção da dengue, mas também sobre o combate e assistência em caso de suspeita da doença, além da distribuição de material gráfico com diversas informações.

Controle do vetor

Intervir no crescente aumento do número de casos notificados de dengue em Crisólita é o objetivo da SES que, dentro de alguns vai enviar a equipe de 25 agentes da Força Tarefa ao município, para atuarem no controle do vetor (o mosquito aedes aegypti), vistoriando domicílios e lotes e solicitando à população que mantenha a vigilância sobre os descartáveis e entulhos em cada residência.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Lucione Capistrano, durante os últimos quatro meses de 2012, a prefeitura esteve com o quadro de agentes comunitários de saúde incompleto, levando a uma defasagem nos trabalhos de campo. “Esse é um problema decorrente de final de administração, mas que já está sendo sanado”, revelou a secretária, afirmando que o número de agentes está sendo equalizado pela nova administração.

Segundo a prefeita, Mabele Pereira, a ação promovida pela SES nos dias 10 e 11 de janeiro por meio do Dengômetro e Dengue Móvel é uma maneira diferente de mobilizar a comunidade. “Vimos crianças e adolescentes que estão em idade escolar se mostrarem encantados com os lápis, borrachas e cadernos que receberam. Com certeza isso estará na memória deles e serão multiplicadores do combate à dengue”, declarou a prefeita.

Balanço das ações de troca realizadas ontem, 10/01 em Crisólita:

  • 2.025 latas por 675 borrachas
  • 1.518 pets por 506 lápis
  • 75 pneus por 75 cadernos

Novo balanço será divulgado até o final desta sexta-feira, 11/01, quando serão encerradas as ações do Dengômetro e Dengue Móvel em Crisólita.

Autor: Ana Rita Fernandes / SES-MG


Rolar para cima