Força Tarefa mobiliza o munícipio de Pavão

A cidade de Pavão, localizada no Vale do Mucuri, recebe, até o dia 14/12, sexta-feira, a visita da Força Tarefa de combate à dengue do Estado, para desenvolver ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A equipe, formada por 27 agentes de endemias do Estado e do município de Pavão, está atuando em visitas programadas aos bairros Morro do Cruzeiro, Oeste, Santa Rita, além da parte central da cidade.

A estratégia faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e tem como objetivo a prevenção de possível surto ou epidemia de dengue no município.

Situação Epidemiológica

No período de janeiro a outubro de 2012 até a 44ª semana epidemiológica, foram notificados 37 casos de dengue no município de Pavão com incidência de 430.78 casos /100.000 habitantes, considerada alta com risco, sendo que dos 37 casos notificados nenhum foi confirmado reativo, segundo o Laboratório Macrorregional de Teófilo Otoni.

Segundo o prefeito  da cidade de Pavão, Antonio Carlos de Almeida Ruas, a Força Tarefa no município gerou uma conscientização da população, “porque a dengue é uma realidade não só na região, mas em todo o Brasil, e com essa parceria com o estado estaremos acabando de vez com a ameaça da dengue no município”, afirmou ele.

De acordo com o Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Ivan José Santana Figueira, “o Governo de Minas vem desempenhando o seu papel, esperamos que todos os moradores continuem exercendo o seu, para que possamos de vez, acabar com o foco da dengue em toda a nossa região”, ressaltou.

Antonia Pereira dos Santos, 64 anos, moradora do Bairro Morro do Cruzeiro disse que é muito importante esta iniciativa do governo de minas, pois “às vezes adoecemos e nem sabemos o que é como aconteceu da outra vez, quando houve um surto de dengue aqui, e com esta iniciativa de prevenção vivemos mais tranqüilo na nossa cidade”.

Autor: Lineu Cardoso / SRS-TO


Rolar para cima