Aconteceu na última quinta-feira, 6/12, a inauguração simultânea das 100 unidades da Rede Farmácia de Minas. O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e o secretário de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, participaram da inauguração no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, e na cidade de Florestal, município da região metropolitana de Belo Horizonte, a Superintendente Regional de Saúde, Débora Tavares e a Coordenadora do programa Farmácia de Minas, Grazielle Dias, representaram a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O prefeito de Florestal, Derci Ribeiro, participou também da inauguração.
A inauguração foi transmitida ao vivo, pelo canal Minas Saúde, que fez a cobertura simultânea dos dois locais, e o prefeito de Florestal pôde agradecer ao governador e parabenizar o Secretário, Antônio Jorge. “Florestal está em festa, estamos muito felizes, nos sentimos honrados em representar simbolicamente todas as Farmácias inauguradas. Essa nova Farmácia é um ganho para nossa cidade, grande beneficio para toda população. Minas hoje é um exemplo de administração pública,” afirma o prefeito.
Segundo a Coordenadora, Grazielle Dias, o estado já investiu mais de 60 milhões no programa, com infraestrutura, mobília e equipamentos. “O mais importante é qualificarmos o armazenamento e logística, assim garantido que o medicamento chegue em bom estado para a população. O programa investe pesado na humanização do atendimento. Todas as farmácias de Minas são padronizadas e com a mesma identidade visual. O próprio farmacêutico da cidade é quem acompanha as obras, garantindo o padrão, e é por isso que temos a maior Rede de farmácia do País.”
Com as novas inaugurações, até o final de dezembro, a Rede Farmácia de Minas contará com 504 unidades em funcionamento, das quais 200 inauguradas ainda este ano. A Rede é responsável pela distribuição gratuita de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) para os municípios mineiros. Atualmente, o Programa do Componente Básicos da Assistência Farmacêutica de Minas disponibiliza 163 itens (medicamentos).
O programa
O programa Farmácia de Minas foi criado, em março de 2007, mas foi em 2008 que começou a ser desenvolvido com a implantação de uma rede de farmácias para distribuição gratuita de medicamentos do SUS no Estado. Por meio do programa, o Governo de Minas custeia a construção de farmácias públicas e a contratação de farmacêuticos.
Com o objetivo de ampliar o acesso e o uso racional de medicamentos no SUS, a Rede Farmácia de Minas consiste em um novo modelo de assistência farmacêutica, onde a farmácia é reconhecida como estabelecimento de saúde referência para a prestação de serviços à população usuária do SUS-MG. As Unidades do Programa dispensam gratuitamente medicamentos da atenção primária à saúde e de programas estratégicos, vinculados à prestação de serviços farmacêuticos, possibilitando uma maior integração com os outros serviços de saúde oferecidos no município e nas regiões de saúde do estado de Minas Gerais.
Até 2014, a Rede contemplará 700 municípios (80% do total de 853), sendo: todos os 493 municípios mineiros com população inferior a 10 mil habitantes, 200 com até 30 mil habitantes e o restante com até 500 mil. As primeiras unidades foram construídas em 2008 em 67 municípios com até 10 mil habitantes.
Autor: Lorena Melo