Com o objetivo de debater sobre como a gestão e o planejamento podem direcionar e consolidar as ações de Vigilância no âmbito municipal, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), juntamente com a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul realizou nos dias 28 e 29 de novembro, o curso de Atualização Profissional de Vigilância em Saúde. Já em seu módulo 2, o curso debateu o Planejamento e Gestão da Vigilância.
Participaram do curso, o Apoiador da Superintendência de Vigilância Sanitária do Nível Central, Vantuil Ferreira; a Diretora da GRS Pedra Azul, Djanira Araújo; a Autoridade Sanitária e Referência em Educação Permanente, Zeilzia Santos e as Referências Técnicas da Vigilância em Saúde.
Entre os principais temas abordados neste módulo, os profissionais da GRS Pedra Azul debateram sobre a Vigilância em Saúde baseada em resultados, a agenda estratégica, o alinhamento das estruturas implementadoras, além dos processos de monitoramento e avaliação.
“Esse módulo tem a finalidade de proporcionar o conhecimento de ferramentas necessárias à implementação de uma vigilância em saúde baseada em resultados no território municipal. E o curso tem proporcionado uma visão holística para que os profissionais tenham condições de elaborar o mapa estratégico que irá apontar os pontos fortes e fracos dos municípios”, disse o apoiador do curso, Vantuil Ferreira.
Para a Autoridade Sanitária da GRS Pedra Azul, Zeilzia Santos, é necessário que o serviço disponha de profissionais atualizados para que resultados positivos sejam alcançados. Segundo ela, a Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde da SES está empenhada no processo de implantação do Programa de Fortalecimento da Vigilância em Saúde, visando efetivar a descentralização das Ações de Vigilância em Saúde para todos os municípios mineiros.
“Para que esses resultados sejam alcançados é necessário um corpo técnico qualificado, produtivo e atualizado, capaz de contribuir para o aperfeiçoamento das ações de vigilância em saúde, bem como para o fortalecimento dos serviços de saúde”, disse.
Atualização Profissional
O curso é promovido pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). É voltado para servidores da SES-MG, com formação em nível superior e que desempenham a função de Autoridade Sanitária, além de demais servidores lotados na Vigilância em Saúde. O curso totaliza oito módulos, com carga horária de 184 horas de atividades presenciais, sendo que na GRS Pedra Azul estão participando 16 profissionais.
Autor: Allan Campos / GRS – Pedra Azul