A Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni realizou na quinta-feira ultima (22/11), a “Primeira Oficina de Implantação do Centro Hiperdia Minas da região de Teófilo Otoni, Malacacheta e Itambacuri”.O evento aconteceu no Anfiteatro do SEST/SENAT, das 8h30 às 17h, tendo como objetivo fortalecer a resolutividade da APS, assim como garantir o acesso a assistência secundária (Centro Integrado Hiperdia) e terciária de forma segura e com qualidade, proporcionando a compreensão da fundamentação teórica que orienta o desenho e a operacionalização das Redes de Atenção à Saúde. Participaram do evento, representantes da Atenção Primária dos municípios que compõem a região de Teófilo Otoni, Malacacheta e Itambacuri.
Segundo a Referência do núcleo de Atenção Primária à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Helen Regina Pinheiro Rodrigues, o evento foi de suma importância para a nossa região, uma vez que trouxe reflexões do ponto de vista da organização dos serviços de saúde com foco nas doenças crônicas (Hipertensão, Diabetes Mellitus e Doença Renal Crônica), compreendendo um modelo de Atenção às Doenças Crônicas no Estado de Minas Gerais. “Acreditamos que para alcançarmos os objetivos, metas e resultados propostos no contexto da Rede de Atenção, é imprescindível que a APS exerça seu papel coordenador do cuidado e se responsabilize pelo território de abrangência das Equipes de Saúde da Família com o objetivo de garantir a promoção, prevenção, cadastramento e acompanhamentos das famílias, estratificação do risco familiar e individual do público alvo baseado em protocolos clínicos, resultando em melhor qualidade de vida da região de saúde”, disse.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Lineu Cardoso-ACS/SRSTO