O BOA Esporte Clube é mais um dos times mineiros que abraçou a causa do combate ao Câncer de Mama. O time, que está sediado em Varginha, realizou uma intervenção em alusão à campanha Outubro Rosa, iniciativa que é fruto de parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).
A ação foi realizada durante o jogo BOA x Ceará, que aconteceu em Varginha, no Estádio Municipal Dilzon Melo – “Melão”, dia 26 de outubro. Uma faixa alusiva à campanha foi exposta pelos jogadores, que entraram em campo de mãos dadas com mulheres de 45 a 69 anos, vestidas com a camisa do Outubro Rosa, objetivando despertar a atenção do público presente e, especialmente, das mulheres dessa faixa etária para que realizem o exame de mamografia a cada dois anos. Esta ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Varginha, por meio Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Anúncios constantes sobre a campanha foram transmitidos no estádio, tanto no início, como no intervalo do jogo.
Uma das senhoras que entrou em campo junto com o time do BOA, Maria Cristina Miranda, de 55 anos, demonstrou muita satisfação com a iniciativa. “Já tive Câncer de Mama há doze anos atrás, e posso dizer que na época não havia tanta divulgação, tanto alerta para as mulheres. Hoje fiz questão de participar dessa iniciativa tão bonita, que serve para atentar as mulheres para o exame, o tratamento e o diagnóstico precoce”, afirmou.
Ações
Varginha recebeu uma ação similar no jogo entre Cruzeiro x Portuguesa, no último dia 10 de outubro. Além da exibição da faixa, o Raposão, mascote do Cruzeiro, jogou camisetas da campanha para mulheres que estavam na arquibancada.
O reservatório de água instalado no centro de Varginha, que tem o formato de uma nave espacial, também entrou na campanha sendo iluminado com a cor rosa, em alusão à causa. A iniciativa foi da SES/MG, tendo parceria com a COPASA, que administra o reservatório; ele permaneceu iluminado, com a cor rosa, de 08 a 12 de outubro.
O Outubro Rosa
A Campanha Dia Rosa faz parte do movimento internacional Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento em todo o mundo. A iniciativa surgiu na Califórnia (EUA), em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor de rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França.
Em Minas Gerais, é coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que promove intervenções em diversos municípios do Estado. Dados da SES-MG mostram que, no primeiro quadrimestre de 2012, foi registrado um aumento de 22% no número de mamografias realizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), se comparado ao mesmo período ano anterior. Na faixa prioritária estabelecida pelo Ministério da Saúde (50 a 69 anos) foram realizadas 91.048 mamografias, 23% a mais que registrado no ano passado, quando foram feitos 73.982 exames.
Autor: Tânia Corrêa / SRS – Varginha