SES orienta sobre os cuidados com a saúde Bucal

SES orienta sobre os cuidados com a saúde Bucal

 

No dia Nacional da Saúde Bucal, 25/10, a Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais (SES-MG) ressalta a importância da prevenção para evitar os problemas bucais. Manter os dentes limpos é fundamental, mas ainda não é o suficiente para se ter uma boca saudável. A língua, cavidades internas e gengivas também merecem cuidados para evitar infecções que comprometem a saúde bucal.  Além da escovação, existem outros cuidados que podem fazer toda diferença na conservação da saúde de nossa boca.

Segundo a diretora de Saúde Bucal da SES-MG, Daniele Lopes Leal, higienização da boca e uma alimentação balanceada são ações eficazes para uma boca saudável. “Escovar os dentes diariamente após as refeições, utilizar corretamente o fio dental, realizar visitas regulares ao dentista, evitar alimentos ricos em açúcar e ácidos são cuidados que mantêm a boca saudável e previne contra doenças”, orientou.

Entre as doenças mais prevalentes que comprometem a saúde da boca estão a cárie dentária, que é uma lesão que se inicia no esmalte do dente e pode evoluir causando grande comprometimento do tecido dentário; a gengivite, que é a inflamação da gengiva e que pode causar mau hálito e a doença periodontal, que pode comprometer o tecido de suporte do dente. O câncer bucal é a patologia mais grave e o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Em Minas existem 2549 equipes de saúde da família com equipes de saúde bucal compostas por Cirurgiões-Dentistas, Técnicos em Higiene Dental, Auxiliares de Consultório Dentário. Essas equipes realizam ações de prevenção e ações educativas, além de prestarem o atendimento clínico aos usuários. São responsáveis, também, por sensibilizar as famílias para a importância da saúde bucal na manutenção da saúde e da qualidade de vida.

A Coordenação Estadual de Saúde Bucal/SES-MG participa do desenvolvimento do Programa Sorriso no Campo, onde os alunos das Faculdades de Odontologia de Minas Gerais prestam  atenção em saúde bucal às populações rurais dos municípios do estado durante o período de férias, recebendo bolsas oferecidas pela SES por meio do Programa PISE (Programa de Integração Serviço Ensino).

Inquérito Epidemiológico

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais está realizando uma pesquisa que irá fornecer dados sobre as condições de saúde bucal da população mineira, o SB Minas Gerais. Por meio do projeto, a SES-MG pretende identificar os problemas bucais mais frequentes na população, a fim de diagnosticar as necessidades e formular ações que possam impactar o quadro encontrado.

Desde o final de abril, moradores de 60 municípios mineiros estão participando do inquérito epidemiológico. Em cada município estão sendo realizados cerca de 100 exames, totalizando, aproximadamente, seis mil exames no Estado.

De acordo com a diretora de Saúde Bucal da SES-MG, Daniele Lopes Leal, a pesquisa vai fortalecer a Política de Saúde Bucal que vem sendo delineada no estado. “A pesquisa consiste na visita de um cirurgião dentista que examina, no domicílio, os moradores voluntários participantes do projeto. As faixas etárias das pessoas participantes são de 05 e 12 anos, 15 a19 anos, 35 a 44 anos e 65 a74 anos”, finalizou.

O projeto segue a metodologia do SB Brasil 2010, do Ministério da Saúde, e conta com a colaboração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). A previsão de divulgação dos dados preliminares é em dezembro de 2012.

Autor: Jornalismo SES-MG

Rolar para cima