Juiz de Fora recebe iluminação para o “Outubro Rosa”

Juiz de Fora recebe iluminação para o “Outubro Rosa”

Durante os dias 15 e 16 de outubro, o prédio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, a Funalfa, situado no Parque Halfeld, ganhou uma nova coloração, a fachada do prédio foi iluminada na cor rosa. A iluminação faz parte de um conjunto de ações que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG) promove em alusão ao  “Outubro Rosa”, movimento mundial que simboliza a luta contra o câncer de mama. Além da iluminação rosa, também são projetas animações a laser em um prédio localizado próximo à Fundação, com projeções como o laço que é símbolo da campanha, logomarca do governo, frases como “Todos contra o câncer de mama e Participe da luta contra o câncer de mama”, ilustrações acompanhadas com o nome do movimento “Outubro Rosa” entre outras.Luciana Teixeira, de 29 anos, que passava pelo local aprovou a iniciativa, “mesmo não sendo público da campanha, vendo esta ação, eu relembro a importância da causa e posso informar mulheres do meu convívio e com idades na faixa etária da campanha, que elas devem fazer mamografia regularmente para evitarem possíveis complicações no futuro”. Segundo o superintendente da regional de saúde de Juiz de Fora, Cláudio Reis, “Esta iniciativa tem como objetivo mobilizar a população para a importância do diagnóstico precoce por meio da mamografia, recomendável a cada dois anos em mulheres de 45 a 69 anos. Por isso, é importante reforçar que o público-alvo da campanha é toda a população, pois todos podem ajudar na disseminação da informação e estimular as mulheres na faixa etária da campanha, 45 a 69 anos, a realizarem seus exames regularmente.”

Mamografias

Em Minas Gerais, foi registrado neste ano, um aumento de 22% no número de mamografias realizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde, se comparado ao primeiro quadrimestre de 2011. Este ano, 176.288 exames foram realizados, enquanto em 2011, foram 143.932 exames. Na faixa de 50 a 69 anos, foram realizadas 91.048 mamografias o que representa 23% a mais que no ano passado, quando foram feitos 73.982 exames.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas.Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Jéssica Nobre


Rolar para cima