A cidade de Marilac, localizada a 56 km de Governador Valadares, recebeu entre os dias 9 a 12 de abril a Força Tarefa de Combate à Dengue. A equipe formada por 31 agentes de endemias, dois motoristas e duas mobilizadoras sociais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), atuaram em parceria com a prefeitura municipal, no controle vetorial para a eliminação de criadouros do mosquito nas residências. Também ocorreu ações de mobilização social, através do Dengue Móvel que promoveu a troca de material escolar (lápis, borracha e caderno) por materiais recicláveis( garrafa pet, lata e pneu). Em Marilac as atividades de mobilização social tiveram início na última terça-feira, dia 10, em reunião promovidas pelos mobilizadoras sociais Luciana Vieira e Cristiane Caldeira com técnicos municipais e também de um encontro intersetorial com instituições representativas da cidade, que teve como objetivo discutir e promover parcerias quanto as estratégias de combate ao mosquito.
No mesmo dia, as mobilizadoras realizaram visitas institucionais ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Regional de Educação e Investigação Associada à Sustentabilidade (CREIAS), as igrejas católicas e evangélicas, escolas municipais e estaduais, Conselho Tutelar, Creche Municipal e Pastoral da Criança. Nessas entidades foram disponibilizados materiais impressos para disseminação das informações sobre o enfrentamento.
O prefeito de Marilac, Edmilson Valadão de Oliveira, ressaltou a importância da parceria com o Estado na Guerra contra a doença. “O Governo de Minas é um grande aliado dos municípios nas ações públicas, porque muitas vezes não temos recursos para atender a altura às demandas que se apresentam, principalmente no caso da dengue que é uma questão que envolve além da saúde, educação e cultura da população”, afirmou.
O secretário de Saúde do município, José Paulo Pereira, elogiou a atuação dos agentes do Estado. “Além do trabalho de limpeza e conscientização dos moradores sobre o perigo da Dengue, a Força Tarefa veio dar um ânimo e grande estímulo às equipes de saúde do município, que atuam diariamente neste combate”, disse.
Dengue Móvel
O caminhão Dengue Móvel esteve presente para troca dos materiais recicláveis por material escolar na quarta-feira, 10, na parte da manhã em frente a Escola Estadual Joaquim Monteiro e na parte da tarde ao lado da Praça Presidente Tancredo Neves, na área central do município.
Orlando Júnior Gonçalves Felício, 11 anos, aluno da Escola foi um dos primeiros a participar da troca. “Todo mundo tem de estar junto dessa luta contra essa doença, porque uma cidade limpa evita os focos do mosquito”, declarou.
Já na Praça, a dona de casa Angelita Alves da Silva, 32 anos, compareceu com o filho de 7 anos, trazendo garrafas pet e pneu.” Estou achando essa ideia muito boa porque incentiva as pessoas a não deixar o lixo acumular nas casas, evitando a dengue além de eu poder levar material escolar para o meu filho”, frisou.
Balanço
No município foram recolhidas 12.180 garrafas pet, 6.585 latas e 910 pneus que foram trocados por 12.096 lápis, 6.000 borrachas e 880 cadernos. Foram distribuídos também 960 Manuais do Combatente, 800 Almanaques Edi&Gita, 150 cartazes e 500 adesivos para carro.
Todo o lixo recolhido pelo Dengue Móvel no município de Marilac foi encaminhado para ecopontos em Governador Valadares. No caso dos pneus, foram para o Galpão da CASEMG (Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais) e as Garrafas Pet, latas e vasilhas plásticas para a ASCANAVI – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva.
A estratégia faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue do Governo de Minas, através da SES-MG, cujo objetivo é a diminuição do risco de epidemias em municípios com maior índice de infestação e notificação, somando força aos agentes municipais e mobilizando a população sobre a necessidade de evitar a doença.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Frederico Bussinger