SRS Uberaba e secretaria de saúde de Araxá discutem combate a dengue

SRS Uberaba e secretaria de saúde de Araxá discutem combate a dengue

Equipes de epidemiologia e educação em saúde da Regional de Uberaba e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Araxá se reuniram ontem (16/02), na sede da Zoonoses do município, para planejar ações de controle da dengue. Até o momento, foram notificados 130 casos em Araxá, sendo 5 deles com complicações. O resultado do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), realizado no mês de janeiro, detectou médio risco de epidemia no município, com 1,9% de infestação. Os principais criadouros encontrados foram os móveis, como vasos, pratos e frascos com plantas e bebedouros de animais. Em seguida, lixo e outros resíduos sólidos foram locais com mais criadouros, além de pneus e outros materiais rodantes.

Para a coordenadora de epidemiologia da SRS Uberaba, Mirley Azambuja, o trabalho de controle está sendo realizado, “a superintendência está dando todo o apoio, disponibilizando dois veículos para Ultra Baixo Volume (UBV), mais conhecido como fumacê, e mais um para realização de bloqueios. Também estamos repassando informações técnicas e fazendo o acompanhamento semanal dos casos notificados. Além disso, disponibilizamos material impresso, enviado pelo estado, que inclui cartazes, folders, adesivos e manuais do combatente”.

O coordenador de epidemiologia da SMS de Araxá, José Renato Júnior, acredita que as notificações de casos no município aumentaram, mas a busca ativa também. “Estamos fazendo trabalho de bloqueio nos bairros e vamos trabalhar a prevenção”, afirma. Já a responsável pelo programa da dengue no município, Loren Rocha, diz que “existe uma preocupação para evitar novos casos que podem vir de fora, assim como a exportação da doença aos visitantes, durante o período do carnaval”.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Sara Braga


Rolar para cima