Força tarefa de combate à Dengue chega a Aimorés

A Força Tarefa de Combate à Dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG), já está no município de Aimorés, localizado a 160 km de Governador Valadares. Uma equipe formada por 21 agentes de endemias e duas mobilizadoras sociais da SES  ficam na cidade até dia 17-02 para, em parceria com a Prefeitura, para atuar em áreas críticas do município. A estratégia faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue do Governo de Minas, cujo lema em 2012 é “A Guerra continua – Todos Contra Dengue”. O objetivo central é a diminuição do risco de epidemias em municípios com maior índice de infestação, somando força aos agentes municipais e mobilizando a população sobre a necessidade de evitar a doença.

Para o superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Augusto Barbosa, está ação “demonstra a preocupação do governador Antônio Anastasia e da SES-MG em dividir as responsabilidades com os municípios mineiros, buscando resolver os problemas da saúde, principalmente a Dengue. Esta guerra, deflagrada ano passado pelo Governo de Minas, apresenta excelentes resultados no Estado e o sucesso desta luta depende fundamentalmente do esforço conjunto do poder público e da sociedade, para que a esta ameaça seja eliminada em nossa região e no Estado”, ressaltou. 

A Força Tarefa está capacitada para executar atividades de controle vetorial através de eliminação de criadouros do vetor, tratamento focal e bloqueio de transmissão. 

Mobilização Social

Uma das estratégias a serem utilizadas pelo Estado são as ações de mobilização social. As articuladoras sociais da SES-MG, Bárbara Parreiras de Aquino e Marília Takahahi, promoveram já na tarde do dia de hoje (14-02) uma reunião com representantes da Prefeitura de Aimorés  para estabelecimento das estratégias de trabalho  e a noite participam de reunião com o Lions Clube.

As atividades de mobilização seguem até sexta-feira, obedecendo ao seguinte cronograma:

  • Dia 15-02 (quarta-feira) – 08h30 –  visita às instituições estratégicas para articulação de ações e divulgação da campanha; às 14 horas, Reunião Intersetorial para sensibilização e mobilização  das lideranças do município;
  • Dia 16-02 (quinta-feira) – 7h30min – Panfletagem educativa nos postos de gasolina do município; às 9h30, Panfletagem na Praça do Relógio; às 14h30, Reunião com Instituições Estratégicas e às 19 horas, reunião na Comunidade Conceição do Capim;
  • Dia 17-02(sexta-feira) – 8 horas – Reunião com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Aimorés e com a Câmara de Dirigentes  Lojistas (CDL) e participação do Café Empresarial  promovido pela Instituição.               

Situação em Aimorés 

O município de Aimorés está incluído na lista das 30 cidades mineiras que apresentaram o último LirAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti) com índice parcial elevado de infestação (4,6%) e por consequência com alto risco de epidemia.

Segundo dados do SINAN desde janeiro deste ano, a cidade contabiliza 194 casos notificados de Dengue.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Frederico Bussinger / GRS – GOV


Rolar para cima