A Superintendência Regional de Saúde de Varginha propôs, na última reunião da Comissão Intergestores Bipartites, que ocorreu na semana passada, uma visita técnica a cada cidade que faz parte de sua estrutura regional, para discutir e apresentar a situação da Dengue. O objetivo desta proposta é unir forças e detectar possíveis falhas, no que se refere ao controle da doença. São Gonçalo do Sapucaí foi a primeira cidade visitada, ainda em janeiro, e que motivou essa iniciativa da SRS.
Com os dados do município visitado em mãos, a equipe – composta basicamente pelo Superintendente Regional de Saúde de Varginha, José Richardson Pereira, e pelas referências da Mobilização Social e Epidemiologia (Dengue) – apresentam ao município os números relativos à Dengue, detecta os vazios na assistência, foca os bairros de maior índice de infestação e procura, após esta análise, conscientizar as lideranças presentes de que o problema da Dengue está instalado naquele município e quais atitudes devem ser tomadas.
Nesta terça-feira, 14/02, Carmo da Cachoeira recebeu os técnicos da Regional e a Referência Técnica da Dengue na SRS Varginha, Divina Roselaine da Silva, falou sobre o manejo clínico, grupos de classificação de risco e sugeriu, ainda, que os municípios realizem a intersetorialidade, pois foi detectado que a Dengue ainda é vista, em muitos lugares, como um problema “da Secretaria de Saúde”. Foram entregues aos municípios adesivos para carros, cartazes e folders, como um suporte para eventuais ações de mobilização que serão executadas.
José Richardson enfatizou a preocupação da SRS Varginha em manter a assistência de seus municípios preparada para a identificação e atendimento correto dos casos que possam vir a surgir. “Apesar de focarmos sempre na Mobilização e na Vigilância, não podemos estar despreparados, do ponto de vista assistencial, perante um caso suspeito de Dengue, daí a importância de atentarmos para a preparação de nossos Hospitais, UBS’s, Pronto Atendimentos, dentre outros”, afirmou. Richardson ainda sugeriu que as autoridades municipais se envolvam de forma mais intensa com a causa da Dengue, olhando com maior atenção à possibilidade de contratação de profissionais que venham a trabalhar na saúde, tornando o combate à Dengue mais efetivo.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Tânia Correa / SRS-Varginha