Entre os dias 07/02 e 08/02, a Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES/MG) mobilizou uma nova equipe de 50 epidemiologistas e técnicos contratos pelo estado, visando abranger o combate a dengue em todos os municípios. Neste curso o profissional foi treinado, para saber como agir diante de suspeitas ou pacientes confirmados de casos de dengue. O encontro promoveu discussões sobre como se deve agir desde a classificação de risco, até o monitoramento e tratamento da doença.
Um dos pontos fortes dessa ação da SES é a capacitação de médicos para treinarem suas equipes e assim qualificarem toda a equipe de sua regional, facilitando assim o combate ao mosquito. “O objetivo é capacitar profissionais de todo o estado, onde esses médicos vão trabalhar na multiplicação dos conhecimentos, de suas regionais ampliando até os municípios vizinhos.” Explica o médico infectologista da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Frederico Figueiredo.
Para a referência técnica em dengue de Teófilo Otoni, Ana Luisa Pinheiro essa capacitação é de suma importância para a guerra contra a dengue no Estado. “A ideia do médico treinar suas equipes vai facilitar o compartilhamento de dados melhorando a aprendizagem”, ressaltou.
Estavam presentes os municípios: Pirapora, Ituiutaba, Teófilo Otoni, Passos, Sete Lagoas, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Uberlândia, Varginha, São João Del Rei, Pouso Alegre, Itabira, Patos de Minas, Uberaba, Alfenas, Unaí, Juiz de Fora, Manhumirim, Ubá, Montes Claros, Diamantina, Pedra Azul, Leopoldina, Ponte Nova, Governador Valadares, Januária, Itabira e Barbacena.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Cica Almeida / SES-MG