A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), realizou no último sábado (14/01) uma ação intensiva de mobilização no bairro Confisco, localizado na região da Pampulha em Belo Horizonte. O evento, segunda parte do projeto “Meu bairro contra a dengue”, que se inicia agora no período chuvoso, ocorreu na Praça do Parque Municipal do Confisco e contou com a participação de aproximadamente seiscentos moradores.
A SES-MG esteve presente com o Dengue Móvel – caminhão que realiza trocas de pneus, latas e pets por cadernos, borrachas e lápis – e o Dengômetro, um espaço de convivência e de acesso às informações sobre a dengue, onde o cidadão toma conhecimento da situação da doença em sua região e conhece os métodos de prevenção e mobilização. Ao final do evento, foram trocados 6368 pets; 5230 latas e 225 pneus.
O comerciante Vander de Souza, 41, recolheu um total de cinco pneus e cinquenta latinhas na semana que antecedeu ao evento e as trocou no Dengue Móvel por cadernos e borrachas. “Eu e meu filho fizemos um mutirão nas casas da família aqui no bairro e hoje estamos fazendo nossa parte para acabar com o mosquito”, explicou.
João, 8, filho de Vander, aproveitou também para conferir o Dengueville, um aplicativo em forma de jogo para as redes sociais que ensina a como combater o mosquito da dengue e evitar a doença de forma lúdica. “Gostei muito do jogo, mas no começo é um pouco difícil. Vou tentar melhorar mais quando jogar em casa”, contou Mateus.
Para o Superintendente da Regional de Saúde de Belo Horizonte, Paulo de Tarso Machado Auais, o evento representa uma tríplice aliança. “A mobilização ocorre com a participação do Governo de Minas, da Prefeitura de Belo Horizonte e do cidadão. Somente somando forças na guerra contra dengue é que vamos vencê-la. Para isso, é preciso que o cidadão também faça sua parte não tendo pratos de plantas, cuidando das caixas d’água e não deixando água parada em pneus e garrafas Pet, por exemplo”, afirmou.
O secretário municipal de saúde de Belo Horizonte, Marcelo Gouvêa, endossa a opinião do superintendente e afirma que a parceria entre Estado e município ocorre em momento decisivo de enfrentamento da dengue. “A parceria com o Governo Estadual é fundamental e estratégica para a meta de eliminação da dengue. Essas ações permitem convite para população para tomada de atitude concreta contra a dengue”, sublinhou.
De acordo com a Empreendedora Pública do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, Geane Aparecida de Almeida, a redução de 77 % dos casos notificados da doença no ano passado se deve muito à capacidade de mobilização no Estado e essa preocupação não deve diminuir no ano de 2012. “Devido à intensidade das chuvas, os cuidados preventivos do cidadão para o combate à dengue devem ser permanentes e reforçados”, alertou.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Alexandre Ribeiro