Força Tarefa chega a Ituiutaba

Com o objetivo de estimular ações de enfrentamento contra a Dengue no município de Ituiutaba, a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), irá promover, junto à prefeitura e ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Força Tarefa de controle da Dengue. A mobilização está programada para acontecer entre os dias 17 a 24/01/12.

Ituiutaba foi escolhida para a realização da Força Tarefa com base no Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa), realizado pelo município no início deste mês, que revelou um índice preocupante, 12% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito transmissor da Dengue. Dentre as ações da SES/MG, será montado o Dengômetro: espaço de convivência e de  acesso às informações sobre a dengue. Ele é instalado nos pontos de maior circulação de pessoas e em áreas de convívio social. Nos dengômetros, pessoas treinadas pela SES-MG alertam sobre a importância da participação de todos na prevenção e controle da doença. O Dengue Móvel também estará no local, para trocar lixo reciclável por material escolar. Latas, garrafas pets e pneus serão trocados respectivamente por borrachas, lápis e cadernos para estimular a população a retirar de casa os objetos que possam acumular água e virar possíveis criadouros do mosquito. A programação da Força Tarefa também conta com blitz educativa, a fim de mobilizar a população contra os perigos da doença.

O trabalho deverá contar com a participação de toda comunidade, entidades e empresas, e terá a coordenação da parceria entre a SES/MG, Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Controle de Zoonoses e Gerência Regional de Saúde.

Se nas proximidades de sua casa você observar locais que possam se transformar em criadouros do mosquito, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de Ituiutaba pelos telefones: (34) 3268-2398 ou 0800-941-6500.

Evento:Ação intensiva de mobilização da Força TarefaLocal: Município de ItuiutabaData: 17/01/12 a 24/01/12.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Nathália Freitas


Rolar para cima