A primeira edição do “Chef de Família” no Festival Gastronômico de São Lourenço aconteceu de 11 a 15 de novembro, e teve a participação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), que levou aos visitantes o projeto Gastronomia Sustentável, realizado em parceria com a Nestlé.
Foram cinco dias de oficinas de mobilização social que reuniu cerca de 300 pessoas em torno de gastronomia, artesanato e sustentabilidade, buscando o maior objetivo do Programa Estadual de Enfrentamento Permanente da Dengue, lançado pelo Governo de Minas em novembro de 2010: a participação de toda a sociedade.
O projeto visa alertar o público para o descarte correto das embalagens utilizadas na preparação diária dos alimentos nas residências e sugere dois destinos apropriados.
Com a utilização de ingredientes que integram pratos simples do nosso cotidiano, Natália Celeste e Marina Bueno, ambas graduandas do curso de Gastronomia pela Faculdade Estácio de Sá, na medida em que ensinavam e preparavam pratos para degustação, dialogavam com o público, demonstrando como as embalagens devem chegar ao lixo para impedir o acúmulo de água de chuva e evitar a proliferação do mosquito da dengue.
A outra opção para que as embalagens dos produtos utilizados na cozinha não se tornem facilitadores para o avanço da doença é a reciclagem, transformando-as em artesanatos e objetos úteis. Além de prevenir a dengue, é uma atividade terapêutica e uma possibilidade de gerar renda. As oficinas foram ministradas pela artesã e mobilizadora social da SES, Vanessa Viana, que apresentou ao público inúmeras peças.
Moradora do município, dona Yara Ferreira Correa, aposentada como professora de artes, 81 anos, participou de cinco das sete oficinas realizadas durante o festival. Ela diz que sempre fez bastante artesanato, mas aprendeu ali muita novidade. “Além do jeito certo de jogar as embalagens fora, vi muita criatividade com a reciclagem”.
Da mesma forma avaliou dona Rita Soares, 79 anos, aposentada, que alterna sua moradia entre o Rio de Janeiro, de onde é natural e São Lourenço onde tem um apartamento. “Esse aprendizado é tudo de bom, a reciclagem une o útil ao agradável, e melhor ainda foi o final feliz”, disse dona Rita se referindo à interação promovida pelo coordenador estadual de Mobilização Social, Fabiano Galdino, com brincadeiras, perguntas sobre a prevenção da dengue e brindes de produtos da Nestlé. Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Ana Rita Fernandes