SRS Uberlândia Capacita Municípios no Seguimento do Programa Siscolo

SRS Uberlândia Capacita Municípios no Seguimento do Programa Siscolo

Atualmente o Câncer de Colo de Útero corresponde a cerca de  15% de todos os cânceres que acometem as  mulheres e seu pico de incidência situa-se entre os 40 e os 60 anos de idade.

Para diminuir estes índices, Secretaria de Estado de Saúde de MG a (SES) capacita, através das Superintendências e Gerências Regionais de Saúde, os responsáveis pelo Programa SISCOLO nos seus respectivos municípios.

Em Uberlândia o treinamento foi realizado nesta quarta feira, 09 de novembro e contou com a participação de 100% dos técnicos digitadores e enfermeiros dos municípios jurisdicionados à SRS.

Para a assessora do Programa de Controle de Câncer de Colo de Útero e de Mama da SES, Andrea Maia Laje, a capacitação tem como objetivo realizar o seguimento das pacientes com alto grau de câncer de colo de útero além de fortalecer as ações do programa junto aos gestores municipais. “Ao diagnosticar a lesão precursora para câncer o município passa a ser o responsável pelo tratamento. Além disso, ele também vai fortalecer os dados epidemiológicos da SES, através da notificação para o sistema de informações, no caso, o SISCOLO”.

Sobre a periodicidade dos treinamentos o palestrante e também assessor da SES para o programa, Elói Martins Diniz da Silva foi enfático. “Estas capacitações são realizadas anualmente por causa das constantes  reciclagens nos RHs municipais”.

A referência técnica do programa no Núcleo de Atenção à Saúde da SRS Uberlândia, Cláudia Luciano Rabelo, ressalta: “O programa visa essencialmente aumentar a oferta do exame preventivo da doença para que a cobertura do exame atinja todo o nosso público alvo”.Na opinião da enfermeira Andréia Silva Rezende, da Estratégia da Saúde da Família do município de Indianópolis, o treinamento sensibiliza os profissionais da área de saúde quanto ao atendimento do paciente e as respectivas notificações ao sistema. “Podemos realizar o acompanhamento da paciente desde a busca ativa, realização dos exames e o posterior acompanhamento do tratamento”, salientou.

O aperfeiçoamento no aprendizado do programa SISCOLO foi destacado pela enfermeira Glayce Camargo Flores da Cunha Fernandes, coordenadora da Atenção Primária de Monte Carmelo. “Com esse ganho de informações podemos realizar melhor o acompanhamento das mulheres com lesões de colo de útero. A função do município é mobilizar e captar as mulheres na faixa de 25 a 59 anos para coleta do Papanicolaou com o objetivo da prevenção da doença” finalizou Gayce.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Cássio Machado


Rolar para cima