Com meta de alcançar 95% de um total de 268 mil 126 crianças e adolescentes residentes em 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), começa nesta segunda-feira, 5 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A Campanha termina dia 30 de outubro tendo como público-alvo crianças com idade a partir de um ano e adolescentes até 15 anos. Em todo o país, só contra a poliomielite mais de 11,2 milhões de crianças precisam atualizar a caderneta de vacinação, sendo quase 1 milhão 034 mil residentes em Minas Gerais.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes destaca a importância do reforço das ações de mobilização por parte das secretarias municipais de saúde, visando sensibilizar os pais ou responsáveis pela importância da atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. “Precisamos aumentar as coberturas vacinais na região, visando evitar a ocorrência de surtos de doenças que podem ser prevenidas com vacinas que estão disponíveis gratuitamente à população por meio do Sistema Único de Saúde”, frisa a coordenadora.
Em setembro deste ano, as coberturas vacinais nos municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros variaram de 48,42% no caso da segunda dose contra a poliomielite a 70,55% na aplicação da vacina BCG. Os dez municípios com maior número de pessoas que precisam ter a caderneta de vacinação atualizada são: Montes Claros (88 mil 860); Janaúba (17 mil 733); Bocaiúva (12 mil 090); Jaíba (10 mil 294); Salinas (9 mil 214); Porteirinha (8 mil 649); Rio Pardo de Minas (8 mil 386); Taiobeiras (8 mil 075); Espinosa (7 mil 534) e Coração de Jesus (6 mil 474).
Agna Menezes explica que o grupo prioritário da vacinação contra a poliomielite é constituído por 92 mil 959 crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos de idade. “Todas devem ser vacinadas indiscriminadamente, desde que já tenham recebido as três doses de vacina inativada do esquema básico. Já as crianças menores de um ano, deverão ser vacinadas seletivamente, conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. ”
No caso de crianças com doenças febris agudas, moderadas ou graves, o Ministério da Saúde recomenda que a vacinação contra a poliomielite seja adiada até a solução do quadro a fim de que não seja atribuída à vacina as manifestações de alguma doença. Por outro lado, diarreia e vômitos leves, não constituem contraindicações, porém é recomendado adiar a vacinação contra a poliomielite até a solução do quadro.
Multivacinação
Também na Campanha de Multivacinação o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Nos 54 municípios da área de atuação da SRS de Montes Claros a estimativa é de que devem ser vacinadas 175 mil 167 pessoas. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.
Para implementação dessa Campanha foram repassadas aos municípios as seguintes vacinas: BCG; Hepatite B; Penta; Pólio inativada e Pólio oral; Rotavírus; Pneumo 10; Meningo C; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela; Meningocócica ACWY; HPV quadrivalente (contra câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus, pênis, orofaringe e as verrugas genitais).
Prevenção à covid-19
Para evitar aglomeração de pessoas nas unidades de saúde e, com isso potencializar a disseminação do novo coronavírus, causador da pandemia da covid-19, a Superintendência Regional de Saúde recomendou aos municípios que a Campanha de Vacinação seja realizada em áreas bem ventiladas e desinfetadas com frequência. Deve-se garantir a disponibilidade de local para lavagem adequada das mãos tanto por parte dos usuários do sistema de saúde quanto para os trabalhadores das unidades.
Outra recomendação é que o número de acompanhantes de crianças e adolescentes deve ser limitado a uma pessoa, além da realização de triagem daquelas que apresentarem sintomas respiratórios antes da entrada no local de vacinação para evitar a propagação da covid-19.
Já os trabalhadores dos serviços de saúde deverão realizar a higienização das mãos com frequência e não deverão utilizar telefone celular durante o atendimento aos usuários. Os trabalhadores que apresentarem sintomas como tosse ou febre não deverão comparecer ao trabalho e deverão procurar assistência médica.
Autor: Pedro Ricardo