A Regional de Saúde de Ubá se mobilizou junto à imprensa para estimular a população a colocar em dia o cartão de vacinação, devido à baixa cobertura vacinal da campanha nacional de vacinação indiscriminada contra o sarampo para a população de 20 a 49 anos de idade. A divulgação em rádios, revistas e jornais on-line tem por objetivo alcançar, com informação oficial, o público-alvo, para que compareça na unidade básica de saúde mais próxima para atualizar o cartão de vacinação até o dia 31/10, data limite da campanha que já foi prorrogada por duas vezes pelo Ministério da Saúde.
Na manhã da última terça-feira (13), o coordenador da Vigilância em Saúde da regional de Ubá, Fábio Ribas, concedeu uma entrevista ao jornal “Em dia com a Notícia”, da Rádio Educadora (Ubá), reforçando o comparecimento do público-alvo para a vacinação. “Infelizmente, dentro do nosso território que abrange 31 municípios, apenas 25% dos adultos entre 20 a 49 anos compareceram nos postos para tomar essa dose da Tríplice Viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba. Isso é uma cobertura muito baixa, visto que o preconizado é 95% e, junto a esse quadro, temos registrado um aumento no número de notificações do sarampo, desde 2018. O vírus foi reintroduzido no Brasil e a baixa adesão à vacina por parte dos adultos faz com que ele circule, o que pode atingir em algum momento o público mais frágil, que são as crianças e pacientes com comorbidades”, informou o coordenador.
A iniciativa da equipe da GRS Ubá visa integrar a comunidade e, também, apoiar as ações de saúde dos municípios. “A ideia é reforçar as campanhas que são realizadas pelos gestores das nossas 31 cidades da área de abrangência. Nossas informações são técnicas e de alto nível de interesse público, fico feliz que a os comunicadores estejam aderindo à nossa parceria”, afirmou a diretora da GRS Ubá, Aline de Almeida Prado.
Autor: Keila Lima