Criada pelo Decreto 17.340, de 29 agosto de 1975, com efetivo exercício em 12 de fevereiro de 1976, a Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova (SRS) comemorou 50 anos de história. A unidade tem sido, ao longo dos anos, referência na gestão das políticas públicas, na coordenação das ações de vigilância em saúde, na implementação de redes de atenção, na assistência farmacêutica, na regulação do acesso a serviços e insumos de saúde e na governança regional do Sistema Único de Saúde (SUS).
A SRS Ponte Nova abrange 30 municípios das microrregiões de Saúde de Ponte Nova e Viçosa, atendendo cerca de 400 mil habitantes. A regional também é referência macrorregional para serviços de maior complexidade e conta atualmente com mais de 100 servidores, entre profissionais, estaduais, federais e da empresa pública Minas Gerais Administração e Serviços S.A. (MGS).
Ao longo de sua trajetória, a unidade recebeu diferentes denominações — Centro Regional (CRS), Diretoria Regional de Saúde (DRS), Diretoria de Ações Descentralizadas de Saúde (DADS), Gerência Regional de Saúde de Ponte Nova (GRS) até consolidar-se como Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova. Treze dirigentes, além de diversos interinos, já estiveram à frente gestão da instituição.
Solenidade comemorativa
Para celebrar as cinco décadas de atuação, cerca de 150 pessoas participaram, em 5/2, de solenidade realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção de Ponte Nova. O evento reuniu servidores ativos e aposentados, ex-servidores, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, gestores hospitalares, parceiros institucionais, conselheiros de saúde, imprensa, entre outros.
Durante a cerimônia, foram exibidos registros históricos da regional, incluindo imagens das antigas sedes, dirigentes e marcos importantes da saúde pública. Entre os depoimentos, a servidora Landelina Célia de Souza Pinto Silva, há 49 anos na instituição, destacou a dedicação ao serviço público. “Sigo motivada e acordo todos os dias com alegria para trabalhar. Não tenho planos de me aposentar”, afirmou.

Também houve a entrega de certificados aos homenageados em reconhecimento à contribuição para o fortalecimento do SUS na região. O ex-servidor Diógenes da Cruz, 97 anos, foi homenageado e recebeu aplausos do público presente.
O superintendente da SRS Ponte Nova, Wagner Mol Guimarães, ressaltou a construção coletiva da trajetória institucional. “Somos hoje o que nós conseguimos trazer de ontem. Estamos aqui traduzindo uma história de meio século de construção, escrita por várias pessoas, que colocaram à disposição da população o melhor de si. E hoje digo, sem sombra de dúvidas, que estamos crescendo demais na oferta de serviços de saúde”, destacou o superintendente.
O subsecretário de Regionalização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Luiz Fernando Prado, enfatizou que a atuação estratégica da SES-MG nos territórios mineiros, por meio das Unidades Regionais de Saúde (URS), antecede o surgimento do SUS. “São as regionais que nos permitem estar mais próximos dos municípios e enxergar, verdadeiramente, a realidade dos territórios, fortalecendo o SUS na ponta”, afirmou.
Por Tarsis Murad / Fotos: Lucas Reis
