Saúde Digital: microrregiões de saúde de Patos de Minas, João Pinheiro e São Gotardo elaboram o planejamento local

Com o objetivo de reunir os secretários municipais de saúde e técnicos que trabalham diretamente com ações da tecnologia da informação para mapear os principais gargalos da maturidade da saúde digital e fazer o planejamento local, foi realizado um workshop na terça-feira, 10/2, em Patos de Minas, que reuniu os 21 municípios das microrregiões de saúde de Patos de Minas, João Pinheiro e São Gotardo. 

O coordenador do Núcleo de Saúde Digital (NSDIGI) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Jonathan Henrique Souza, esteve presente na condução dos trabalhos e destacou que o “encontro é uma construção coletiva conforme a realidade de cada microrregião de saúde e o NSDIGI é o apoio para a elaboração e execução das ações”. 

Segundo a superintendente regional de saúde de Patos de Minas, Maíra Lemos de Castro, a tecnologia é um caminho sem volta, e precisamos saber utilizar as melhores soluções possíveis para o usuário e para a gestão. “Este é um espaço para empoderar as informações e priorizar as demandas digitais”.

O que é Saúde Digital

A Saúde Digital reúne iniciativas inovadoras que representam uma grande mudança no cuidado e no protagonismo do cidadão, como: Meu SUS Digital, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), a Telessaúde, entre outros. Esse conjunto conecta informações clínicas de forma segura e eficiente, permitindo transparência e acesso à informação, garantindo que haja fácil acesso ao histórico de saúde, resultados de exames, caderneta de vacinação e muito mais.

Como funciona o Planejamento Local

Iniciado em novembro de 2025, os servidores do Núcleo de Saúde Digital da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) estão percorrendo as 28 Unidades Regionais de Saúde e desenvolvendo workshops que abarcam as 89 microrregiões de saúde de Minas Gerais. Ao todo, até o momento, mais de 150 municípios já participaram do evento presencial, e na na quinta-feira, 12/2, será a vez da microrregião de saúde de Unaí.

Na etapa presencial, cada microrregião de saúde escolhe dois objetivos, com suas respectivas atividades e ações que consideram prioritárias – de acordo com os eixos formação e desenvolvimento, telessaúde e infoestrutura conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

Os participantes também devem fazer o curso online de Saúde Digital do NSDIGI com duração de 15 horas. Ao longo do processo, o NSDIGI fará reuniões com as equipes para apoiar os planejamentos, dando continuidade do projeto “Tornar digital o SUS ideal”.

Saiba mais: https://www.saude.mg.gov.br/saudedigital/ 

Texto e foto: Lilian Cunha

Rolar para cima