No final de janeiro, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares realizou a 1ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2026. Um dos principais destaques do encontro foi a pactuação e homologação dos avanços da Rede de Atenção à Saúde Bucal de Minas Gerais (RASB/MG), que vem ampliando o acesso e qualificando a assistência odontológica na Macro Leste de Saúde.
Durante a reunião, a referência técnica em saúde bucal da SRS Governador Valadares, Norma Nogueira, apresentou um panorama da RASB/MG, que atua de forma integrada nos três níveis de atenção à saúde: primária, especializada e hospitalar.
Na Atenção Primária, os atendimentos são realizados pelas Equipes de Saúde Bucal (ESB) vinculadas às Estratégias de Saúde da Família (ESF), além do apoio das Unidades Odontológicas Móveis (UOM). Já a Atenção Especializada conta com os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD). A Atenção Terciária é ofertada por meio da Odontologia Hospitalar, ampliando o cuidado aos pacientes internados.
Segundo Norma, a expansão da rede é resultado do empenho dos gestores municipais em garantir um cuidado cada vez mais integral à população. Atualmente, na Macro Leste, a maioria dos municípios possui o mesmo número de equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal. O município de Alvarenga foi contemplado com uma Unidade Odontológica Móvel e 35 municípios solicitaram a implantação de Equipes de Saúde Bucal, sendo que 10 já foram habilitados.
Atualmente, três microrregiões já contam com CEOs regionais implantados, além do CEO municipal de Governador Valadares. Os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias estão credenciados em 45 municípios da Macro Leste, ampliando o acesso a próteses odontológicas.
A Odontologia Hospitalar também apresentou avanços importantes, com oito hospitais ofertando o Componente de Atenção à Saúde Bucal ao Paciente Internado. O Hospital Municipal de Governador Valadares se destaca por disponibilizar diversos componentes especializados, incluindo atendimento beira-leito e assistência a pacientes com necessidades especiais.
Na pauta da primeira CIB do ano, a Saúde Bucal tratou de temas como a solicitação de implantação de uma nova ESB pelo município de Santa Maria do Suaçuí, o credenciamento do LRPD de Cantagalo, a adesão de municípios à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), a distribuição de cotas de procedimentos para pessoas com necessidades especiais pelos CEOs de Conselheiro Pena e São Sebastião do Maranhão, além da solicitação de credenciamento de Equipe de Saúde Bucal em Resplendor.
Para Norma, a presença constante da Saúde Bucal nas pautas da CIB reflete o fortalecimento da rede na região.
“A RASB está em constante expansão na Macro Leste. É muito gratificante participar dessas reuniões e compartilhar os avanços da assistência odontológica para a população”, destacou.
O secretário municipal de Saúde de Conselheiro Pena, Herik Patrik, também compartilhou a experiência do município e os resultados alcançados com o apoio da rede.
“Realizamos a troca das cadeiras odontológicas, equipamos os consultórios e implantamos o CEO Regional, com apoio do Estado. Isso trouxe impactos positivos, especialmente na triagem do câncer de boca, com identificação de casos e ações junto aos trabalhadores”, afirmou.
De acordo com o gestor, o fortalecimento da rede possibilitou ainda um acompanhamento mais qualificado das crianças da rede municipal. Para 2026, o município avança na estruturação da odontopediatria, com atendimento especializado articulado à Atenção Primária.
A secretária executiva da CIB da SRS Governador Valadares, Elisa Temponi, destacou a importância da primeira reunião do ano para o planejamento regional.
“Este primeiro encontro é fundamental para definir prioridades, organizar o planejamento e iniciar pactuações, garantindo a integração da rede regional e o compromisso contínuo entre Estado e municípios”, ressaltou.
As reuniões da CIB seguem um calendário anual previamente divulgado e constituem um importante espaço de articulação do SUS, reunindo representantes do Estado e dos municípios para fortalecer a gestão regional e a organização da rede de atenção à saúde.
Por Paula Andressa – estagiária sob supervisão
Créditos da foto: Geovana Ferreira
