A unidade foi inaugurada na Santa Casa de Misericórdia de Passos, com incremento na oferta de serviços especializados de oftalmologia
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) passam a contar com um hospital exclusivo para tratamento oftalmológico. Foi inaugurado em 29 de janeiro de 2026 o Hospital dos Olhos da Santa Casa de Misericórdia de Passos. A unidade, beneficiada com recursos de investimento e custeio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), é composta por um corpo clínico de 17 médicos distribuídos em diversas áreas da oftalmologia.
Com o nome oficial de “Hospital de Olhos Professor Nassim Calixto”, a unidade foi instituída com a união da antiga Clínica de Olhos ao bloco oftalmológico da Santa Casa de Passos, para atendimento nas áreas de retina, glaucoma, córnea, oculoplástica, neuro-oftalmologia, oftalmopediatria e oftalmologia geral. Um dos exames disponibilizados pela unidade é para diagnóstico de doenças raras e hereditárias da retina.
Segundo a superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, hospitais de olhos desempenham um papel fundamental na rede de atenção à saúde, atuando como centros de referência para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças oculares. “Muitas dessas condições podem levar à cegueira irreversível se não tratadas prontamente”, observa.
Kátia Gonçalves acrescenta que os hospitais oftalmológicos “atuam como centros de referências, oportunizando o acesso a especialistas, procedimentos e exames de alta complexidade e tratamentos especializados em subespecialidades, como neuro-oftalmologia, retinopatia diabética e cuidados a pacientes com deficiência visual”.
“A reestruturação do Clínica de Olhos representa um investimento de grande relevância, trazendo avanços tanto na tecnologia quanto na prestação de serviços de oftalmologia, além de representar uma conquista importante para toda a população atendida pela área de abrangência da SRS Passos”, finaliza a dirigente.
De acordo com a referência técnica da Coordenação de Acesso a Serviços de Saúde (CASES), Graciele Melo Ferreira, a implantação do Hospital dos Olhos traz impactos diretos na qualidade do atendimento. “Destaca-se que a implantação do Hospital de Olhos fortalece a regionalização da assistência, impactando positivamente na redução das filas de espera, na qualificação do cuidado e na melhoria dos indicadores de saúde ocular dos municípios”, avaliou.
Por meio de resoluções de 2023 (Resolução SES/MG nº 9.181) e 2025 (Resolução SES/MG nº 10.246), a SES-MG destinou um total de R$ 2.952.177,18 para viabilizar investimentos em equipamentos e custeio de serviços no Hospital dos Olhos da Santa Casa.
“Esses recursos possibilitaram importantes avanços estruturais e assistenciais, como o exame de eletrorretinografia que irá auxiliar no diagnóstico de doenças oculares raras, inflamatórias, vasculares, degenerativa, entre outras, e a compra de instrumentais cirúrgicos”, destacou a analista de Planejamento SUS da Santa Casa, Mirian Aparecida Souza.
Munido de equipamento de ponta, o Hospital de Olhos da Santa Casa de Passos torna-se o segundo serviço público no Estado a contar com o recurso de eletrofisiologia ocular, podendo se consolidar como referência regional para diagnóstico de doenças raras e hereditárias da retina. Até então, o único equipamento para esses exames disponível pelo SUS era do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
Segundo a analista, a Santa Casa atende as quatro microrregiões da SRS Passos — Cássia, Passos, Piumhi e São Sebastião do Paraíso — e conta com um corpo clínico especializado em oftalmologia, composto por 17 médicos. Somente no ano de 2025, a Santa Casa realizou 26.832 atendimentos oftalmológicos, entre consultas, procedimentos cirúrgicos e aplicações de laser. Desse total, 90,20% dos atendimentos foram destinados a usuários do SUS.
Para Mirian Souza, a inauguração do Hospital dos Olhos reforça o papel da instituição na assistência regional. “A Santa Casa reafirma seu compromisso com a transparência, a boa gestão dos recursos públicos e, sobretudo, com a qualidade da assistência prestada à população, garantindo acesso a serviços especializados e de alta complexidade para toda a região”, concluiu.
O nome do Hospital de Olhos é em homenagem ao oftalmologista passense Nassim da Silveira Calixto, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), falecido em 2018, aos 91 anos de idade. Por mais de 60 anos, Nassim Calixto trabalhou no Hospital São Geraldo, unidade de atendimento, ensino e pesquisa do Hospital das Clínicas da UFMG, atendendo pacientes e orientando estudantes de medicina.
Por Enio Modesto
Fotos: Divulgação – SRS Passos
