Regionais de Montes Claros e Januária avançam na descentralização dos tratamentos oncológicos

A descentralização do atendimento oncológico no Norte de Minas acaba de dar mais um passo importante. Nesta terça-feira (3/2), a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Dilson Godinho, de Montes Claros, iniciou em Brasília de Minas a oferta de tratamento oncológico intravenoso para pacientes da área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária.

O tratamento intravenoso consiste na administração de quimioterapia ou terapias-alvo diretamente na corrente sanguínea, em ciclos que alternam aplicação e período de repouso, com o objetivo de combater as células cancerígenas.

Além dos moradores de Brasília de Minas, o serviço passa a atender pacientes de outros 14 municípios: Campo Azul, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Japonvar, Lontra, Luislândia, Patis, Pintópolis, São Francisco, São João da Ponte, São Romão, Ubaí, Urucuia e Varzelândia.

Para a gerente da GRS de Januária, Ioná de Carvalho Lisboa, a ampliação do atendimento representa um avanço significativo na regionalização da saúde. “A descentralização do tratamento oncológico é uma conquista importante para a população, pois garante acesso ao cuidado especializado mais perto de casa, reduzindo deslocamentos longos e desgastantes e fortalecendo uma rede de atenção à saúde mais humana, resolutiva e integrada”, destaca.

A Unidade de Extensão em Oncologia Clínica de Brasília de Minas iniciou suas atividades em junho de 2024, com consultas de retorno e atendimentos a pacientes com alta suspeita de câncer. Em novembro do mesmo ano, passou a ofertar hormonioterapia injetável e oral. Entre janeiro e dezembro de 2024, a unidade realizou 4.074 atendimentos médicos, além de 228 atendimentos psicológicos, 271 assistenciais, 74 de enfermagem e 330 atendimentos em nutrição clínica.

Segundo o médico e presidente do Hospital Dilson Godinho, Helder Leone Alves de Carvalho, a atuação integrada foi fundamental para a consolidação do serviço. “Em Brasília de Minas contamos com dois parceiros estratégicos: a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Hospital Senhora Sant’Ana. Essa união de esforços possibilita oferecer um cuidado oncológico mais próximo, acolhedor e eficiente”, afirma.

A coordenadora de Redes de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Denise Maria Lúcio da Silveira, ressalta os benefícios do modelo. “Por se tratar de um cuidado contínuo e de longa duração, levar o atendimento oncológico para municípios-polo das microrregiões traz mais conforto aos pacientes e contribui para desafogar os serviços que antes estavam concentrados em Montes Claros”, pontua.

Além de Brasília de Minas, o Hospital Dilson Godinho inaugurou, em fevereiro de 2020, a Unidade de Extensão em Oncologia Clínica no município de Salinas. Até dezembro de 2024, o serviço já contabilizava mais de 10 mil atendimentos e procedimentos realizados.

Modelo de referência

Em maio de 2025, o modelo de descentralização do atendimento oncológico no Norte de Minas foi avaliado por representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho de Secretarias de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG). As visitas técnicas ocorreram nos municípios de Montes Claros, Salinas e Taiobeiras, e a iniciativa foi apontada como referência para possível replicação em outras regiões do país com grandes extensões territoriais.

Em Salinas, os atendimentos são realizados pelo Hospital Dilson Godinho, em área anexa ao Hospital Dr. Oswaldo Prediliano Santana. Já em Taiobeiras, o serviço é coordenado pela Unacon da Santa Casa de Montes Claros, em parceria com o Hospital Santo Antônio.

Janaúba

O Norte de Minas também passou a contar com uma terceira Unacon. Por meio da Portaria nº 3.451, publicada em 17 de novembro de 2024, o Ministério da Saúde habilitou o Hospital Regional de Janaúba para a oferta de atendimento oncológico. Em junho de 2024, a instituição iniciou as atividades do Hospital do Câncer Marcone Cleber Silva Oliveira, atendendo pacientes das microrregiões de Janaúba/Monte Azul e Manga.

Pedro Ricardo (Montes Claros) e Laís Soares (Januária)

Créditos da foto:: Ascom/Hospital Dilson Godinho

Rolar para cima