A Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS) aprovou, no dia 30 de janeiro, o encaminhamento de processo de habilitação junto ao Ministério da Saúde, do Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras, como Centro de Atendimento a Acidente Vascular Cerebral (AVC) Tipo II. A aprovação dos gestores de saúde do Norte de Minas aconteceu durante a realização da primeira reunião unificada da CIB macrorregional, realizada por videoconferência, envolvendo a participação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros; as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems).
Por meio da Resolução 8.596, publicada no dia 14 de fevereiro de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) relacionou 24 hospitais como elegíveis para o recebimento de incentivo financeiro como Unidade de Acidente Vascular Cerebral Estadual. Do Norte de Minas, além do Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras, foram relacionados o Hospital Regional de Janaúba e o Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire, de Pirapora.
A coordenadora de Redes de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros, Denise Maria Lúcio da Silveira, explica que o Hospital Santo Antônio integra a Rede de Atenção às Urgências e Emergências Nível II e o atendimento a pessoas com quadros agudos de AVC deve ser prestado por todas as portas de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando a resolução integral da demanda ou, quando necessário, transferindo os casos para serviços de maior complexidade.
“Atualmente a Santa Casa de Montes Claros é habilitada pelo Ministério da Saúde como Centro de Atendimento de Urgência Tipo III aos pacientes com AVC. Mesmo nesse cenário, o Hospital Santo Antônio contribuirá para melhor cobertura e assistência para a macrorregião do Norte de Minas, em conformidade com o Plano de Ação Regional da Rede de Urgência e Emergência”, destaca a coordenadora.
O serviço
De acordo com o Plano de Ação Regional a habilitação do Hospital Santo Antônio como Centro de Atendimento ao AVC compreende a manutenção de cinco leitos e custeio anual de R$ 583,3 mil.
Em julho de 2025 a CIB-SUS aprovou a inserção do Hospital Santo Antônio para o recebimento de incentivo financeiro para uso de trombolítico como Unidade de Acidente Vascular Cerebral Estadual (U-AVCE).
A trombólise é um tratamento essencial no AVC isquêmico agudo, consistindo na administração de medicamentos, como a alteplase, para dissolver coágulos que bloqueiam o fluxo sanguíneo para o cérebro. O procedimento visa minimizar os danos cerebrais, porém é eficaz quando administrado dentro de até quatro horas e meia após o início dos sintomas e requer avaliação médica rápida e cuidadosa do paciente.
Os sintomas do AVC surgem subitamente, como perda de força no rosto e braços e fala arrastada. Acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento, maiores são as chances de recuperação completa do paciente.
Pedro Ricardo
