Projeto Teleneuro leva atendimento neurológico 24 horas a municípios da macrorregião Jequitinhonha

SES-MG investe cerca de R$ 1 milhão em telemedicina para ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento neurológico

A Irmandade de Nossa Senhora da Saúde de Diamantina lançou, no sábado (31/1), o projeto Teleneuro, iniciativa de telemedicina voltada ao atendimento neurológico especializado na macrorregião Jequitinhonha. Desenvolvido por meio da plataforma Conecta Vale, o projeto foi viabilizado a partir de convênio com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), no valor de R$ 998.700,00.

O evento de lançamento ocorreu no auditório do Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Diamantina e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro; a superintendente da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz; e o prefeito de Diamantina, Geferson Burgarelli, além de representantes do Legislativo, do Ministério Público, da equipe do projeto e de profissionais de saúde da região.

Conforme a proposta apresentada, a Teleneuro disponibiliza atendimento neurológico especializado 24 horas por dia, sete dias por semana, com foco em teleinterconsultas (consultas a distância entre médicos ou profissionais de saúde), análise de tomografias de crânio e indicação de teletrombólise em casos de acidente vascular cerebral (AVC). O tempo máximo de resposta previsto é de até 30 minutos. O serviço é operacionalizado pela plataforma Conecta Vale, sob coordenação do médico Renan Santiago Faria.

Demonstração da Teleinterconsulta, que conecta os profissionais de saúde que estão nos pequenos municípios com médicos especialistas – Imagem ilustrativa criada com IA

Segundo o coordenador, o projeto é uma ferramenta estratégica para reduzir os impactos do vazio assistencial em regiões com limitações de infraestrutura e escassez de especialistas. “Muitos municípios, especialmente os de pequeno porte, não contam com médicos especialistas, e o clínico geral acaba sendo responsável por atendimentos em diferentes áreas. A Teleneuro vem para apoiar esses profissionais na tomada de decisão clínica”, afirmou.

Renan destacou ainda que o serviço é integralmente financiado pelo Governo de Minas Gerais, por meio de convênio com vigência de um ano, no período de 2026 a 2027, com recursos destinados ao custeio da mão de obra especializada e da estrutura tecnológica necessária à realização dos atendimentos.

Inicialmente, profissionais de cinco municípios — Capelinha, Serro, Guanhães, Araçuaí e Diamantina — poderão contar com o apoio do projeto. Os municípios de Itamarandiba e Conceição do Mato Dentro estão em fase de instalação de equipamentos de tomografia e deverão ser incorporados à iniciativa assim que o serviço estiver disponível.

Além da assistência clínica, a Teleneuro contempla ações de educação permanente, com a oferta de mais de 150 vagas em cursos online e presenciais, voltados à capacitação de profissionais de saúde em neurologia clínica, emergências neurológicas e no manejo do AVC agudo.

A superintendente da Regional de Saúde de Diamantina ressaltou que a iniciativa está alinhada à Estratégia TeleMaisSaúde MG, política estadual que institucionaliza a telessaúde como prática permanente nas Redes de Atenção à Saúde. “Este projeto materializa o compromisso da SES-MG em ampliar o acesso à saúde especializada. A disponibilidade contínua de neurologistas reduz distâncias que historicamente dificultaram o acesso ao cuidado. No caso do AVC, os minutos economizados são decisivos para o futuro do paciente”.


Por: Ricardo Maciel / Foto: Bruno Cantini

Rolar para cima