Regional de Montes Claros e Cievs reforçam apoio a Capitão Enéas no enfrentamento às arboviroses

Com 322 casos de dengue notificados neste ano, configurando taxa de incidência de 2.282 casos por 100 mil habitantes, o município de Capitão Enéas recebeu nesta quarta-feira, 28/1, visita de equipe técnica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) Regional de Montes Claros. A iniciativa envolveu a participação de profissionais das coordenações de Redes de Atenção à Saúde e de Vigilância em Saúde.

“O objetivo da visita foi reforçarmos o alinhamento de ações entre a Superintendência Regional, o Cievs, profissionais de saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Capitão Enéas. O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) revela que os principais focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika estão dentro de domicílios, notadamente em vasilhames de depósitos de água para consumo da população. Por isso, o município precisa reforçar o trabalho implementado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Controle de Endemias (ACEs) visando conter a proliferação do mosquito”, explica Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde e do Cievs Regional de Montes Claros.

Durante a visita em Capitão Enéas, o médico Mariano Fagundes Neto Soares, do Cievs Regional de Montes Claros, atualizou médicos e enfermeiros sobre o diagnóstico e o manejo clínico de pessoas acometidas por dengue, chikungunya ou zika. Entre os temas abordados foi destacada a importância de os profissionais seguirem os protocolos do Ministério da Saúde quanto ao manejo clínico de pacientes, visando evitar o agravamento das situações de saúde e a ocorrência de óbitos. 

“Os profissionais estão sensíveis à necessidade de diagnóstico rápido das arboviroses por meio da coleta de amostras para a realização de exames laboratoriais e acompanhamento dos pacientes. Isso é de fundamental importância para conter o aumento da gravidade das doenças”, pontua Agna Menezes. 

Paralelo à atualização de médicos e enfermeiros, as referências técnicas das coordenações de Redes de Atenção à Saúde e de Vigilância em Saúde, Aleuza Alquimim e Cássia Nely Gomes Morais, realizaram encontro com o secretário municipal de saúde, Alex Silva Borém, e com coordenadores de atenção primária e de vigilância em saúde. O objetivo foi discutir estratégias de ações para o reforço do trabalho dos agentes comunitários de saúde e de controle de endemias para a intensificação das ações de educação em saúde, com o repasse de orientações à população quanto à prevenção às arboviroses e eliminação de focos do Aedes aegypti. No caso de suspeita de terem contraído alguma das doenças, as pessoas devem ser orientadas a buscar assistência médica visando evitar o agravamento das situações de saúde.

“Neste ano, Capitão Enéas é o único município da SRS Montes Claros que apresenta alta incidência e positividade para as arboviroses. Na semana passada foram finalizadas ações de bloqueio de focos do Aedes aegypti com a utilização de equipamentos de Ultra Baixo Volume Veicular (UBV) disponibilizado pela Superintendência Regional de Saúde. Com ações de mobilização da população para a eliminação de focos do mosquito; alinhamento de ações entre os agentes comunitários de saúde e de controle de endemias, bem como adoção dos protocolos do Ministério da Saúde para o manejo de pacientes, com atenção para casos graves evitando a ocorrência de óbitos, esperamos que ocorra a redução gradativa da incidência de arboviroses no município”, prevê Agna Menezes. 

Por: Pedro Ricardo

Foto SRS de Montes Claros

Rolar para cima