Os secretários municipais de saúde da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos tiveram a primeira reunião conjunta das comissões intergestores bipartites microrregionais realizada na quarta-feira (28/1). Dentre os diversos assuntos da pauta, o ingresso do município de São Pedro da União na base territorial da SRS Passos. Também foram abordados os marcos das pactuações da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) das microrregiões de Saúde de Cássia, Passos, Piumhi e São Sebastião do Paraíso.
A reunião foi realizada no auditório da SRS Passos, no período da manhã, com participação dos gestores municipais de saúde e de representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) – Regional Passos. A superintendente Kátia Rita Gonçalves ressaltou as importantes pactuações sugeridas no decorrer de 2025. “Estamos começando um novo ciclo de reuniões bipartites em 2026 para avançar nas discussões sobre políticas públicas e seus instrumentos, com o objetivo de melhorar ainda mais a saúde da população da área de abrangência da SRS Passos”, salientou.
A chegada de São Pedro da União deve-se à alteração do Plano Diretor Regional (PDR), promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que entrou em vigor em 2/1/26, definindo as áreas de abrangências territoriais das superintendências e gerências regionais de saúde.
Com 4.973 habitantes (IBGE/2025), São Pedro da União fica a aproximadamente 62 quilômetros de Passos, pela rodovia BR-146. Na nova composição, o município passa a fazer parte da microrregião de Saúde de Passos, que agora tem dez municípios.
A secretária municipal de Saúde de São Pedro da União, Vanessa de Abreu Garcia Custódio, avaliou sua primeira reunião de CIB como parte da SRS Passos: “Eu achei a reunião bem proveitosa, gostei bastante da recepção do pessoal da Regional de Passos e espero que continue assim, que tenhamos uma boa participação em todas as reuniões”.
“Estávamos muito ansiosos para essa primeira reunião, o primeiro contato com a Regional de Passos. Temos boas expectativas, nós queremos levar muitas melhorias para o nosso município com a Regional de Passos, incluindo na minha área de atuação, o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas)”, disse a suplente da secretária e coordenadora de Saúde Bucal do município, Gleice Franciele Sabá de Paula.
Saúde Mental
A reunião conjunta das CIBs de janeiro de 2026 teve também a apresentação dos marcos das pactuações da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no período de 2022-2025 das microrregiões de Saúde de Cássia, Passos, Pimhi e São Sebastião do Paraíso. O trabalho mostrou como está o andamento da implantação e monitoramento dos serviços da RAPS na região.
A RAPS na Regional de Passos conta com estabelecimentos como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Convivência e Cultura (CCC), de Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM), Serviço Residencial Terapêutico (SRT). Esses serviços encontram-se com diferentes status de qualificação e implantação em várias cidades.
Por: Enio Modesto
Foto: Ascom SRS Passos/Enio Modesto – Primeira CIB de 2026 teve apresentação de novo município na área da SRS Passos
