Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas celebra 50 anos de história

Criado em 1975, a atual Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, era chamada de Centro Regional de Saúde de Patos de Minas e atuava em consonância com o Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (Piass), abrangendo parte do Alto Paranaíba e todo o Noroeste – que na época referenciava 24 municípios, pois 8 municípios ainda não eram emancipados.

As ações de saúde em todo território eram centralizadas e executadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ou seja, a prestação dos serviços se davam nos mini postos de saúde locais e no Hospital Regional Antônio Dias.

Com o passar dos anos, houve mudança no escopo de atuação com a descentralização dos serviços de saúde, a criação da Unidade Regional de Saúde de Unaí em 2001 e o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde.

Luiz Fernando Prado de Miranda, subsecretário de Gestão Regional da SES-MG, destacou que esta é a décima primeira comemoração dos 50 anos das primeiras Unidades Regionais de Saúde criadas em Minas Gerais. “Por conta do tamanho do estado de Minas Gerais, este olhar cuidadoso para a saúde em cada território somente é possível por meio das Unidades Regionais de Saúde”.

Após meio século de história, hoje a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas abrange 21 cidades, com uma população referenciada de 400 mil habitantes, sendo uma área de grande extensão territorial e de longas distâncias entre os municípios.

Maíra Lemos de Castro, superintendente regional de saúde de Patos de Minas, destacou o papel articulador e estratégico frente às políticas públicas de saúde no território, conforme as diretrizes federais e estaduais. “Hoje, somos uma das macrorregiões de saúde de Minas Gerais que mais cresce e amplia serviços, levando uma saúde cada vez mais perto das pessoas”.

Castro ainda ressaltou o diferencial humano e a continuidade de um trabalho sólido. “Todo este marco somente pode ser alcançado pelas pessoas que começaram e continuam esta linda história”.

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), Edivaldo Farias da Silva Filho, disse que as Unidades Regionais de Saúde são os pilares para os municípios. “A Secretaria de Estado de Saúde, por meio das Regionais de Saúde, tem este olhar diferenciado, pois os municípios contam com esta aproximação para as melhorias que refletem em toda a região”.

Alguns marcos ao longo do meio século

Os primeiros leitos de UTI pelo SUS na região foram inaugurados em 2002 no Hospital Regional Antônio Dias. Em 2011 houve a criação da microrregião de saúde de João Pinheiro e em 2019 foi estruturada a microrregião de saúde de São Gotardo.

Estrutura atual

A instituição conta com cerca de 110 funcionários, entre estaduais (efetivos e contratados), federais, estagiários e da empresa pública Minas Gerais Administração e Serviços S.A (MGS). O único serviço de atendimento direto à população é a dispensação de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e de processos judiciais por meio da Farmácia de Minas; mas com um papel importante de planejamento, capacitação e assessoria para as ações de saúde em toda a região.

Por Lilian Cunha

Foto: Lilian Cunha

Rolar para cima