A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ituiutaba promoveu, em 9/12, uma capacitação voltadas aos fiscais sanitários, com foco no Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR) e na Resolução SES/MG Nº 10.601/2025, que define as regras e os procedimentos para emissão de alvará sanitário no âmbito da Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais.
Desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Sistema Nacional de Controle de Receituários moderniza o controle de medicamentos sujeitos ao controle especial no país. A plataforma on-line permite às autoridades sanitárias gerenciar e distribuir as numerações utilizadas nas Notificações de Receita destinadas a prescritores (profissionais que podem prescrever algo — geralmente médicos, mas também outros profissionais de saúde autorizados) e instituições.
A capacitação também abordou as novas regras para liberação de alvará sanitário, incluindo a classificação de risco das atividades econômicas e o uso de sistema de informação em Vigilância Sanitária, medidas que visam aprimorar a qualidade dos serviços.
Para a autoridade sanitária de Ituiutaba, Daniela Cristina Pereira Rodrigues, a iniciativa reforça o compromisso com a qualificação contínua das equipes e a consolidação de uma Vigilância Sanitária mais eficiente. “ O Sistema Nacional de Controle de Receituários materializa a transformação digital do controle especial de substâncias, garantindo ações mais resolutivas e próximas da população”, destacou.
Por Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba / Fotos: Assessoria de Governança Regional Estratégica
