Zé Gotinha e mosquito da dengue: municípios da Regional de Ubá investem em mobilização lúdica com recursos da SES-MG
Para tornar as ações de mobilização social mais atrativas e eficazes, municípios da Regional de Saúde de Ubá estão apostando em abordagens lúdicas, como fantasias do Zé Gotinha, da Maria Gotinha e do mosquito da dengue, adquiridas com recursos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A iniciativa busca aproximar a população das campanhas de prevenção e promoção da saúde, utilizando personagens que despertam empatia, facilitam a comunicação e reforçam mensagens essenciais de forma criativa e acessível.
Uma das normas que possibilitam esse investimento é a Resolução SES-MG nº 10.409/2025, voltada para estratégias de prevenção e promoção da saúde. Segundo Marian Dornelas, referência técnica de Mobilização Social de Piraúba, a proposta é trabalhar de forma lúdica nas campanhas, tornando a informação mais próxima da realidade das pessoas.
“Além das fantasias, adquirimos camisas para o Dia D do Minas Unidas contra o Aedes, materiais gráficos como folders, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e uniformes para os Agentes de Combate a Endemias (ACE), garantindo suporte às equipes nas ações. Também utilizamos a Resolução SES-MG nº 8.888/2023 para fortalecer as mobilizações sociais”, explicou Marian.
Os mascotes já estão fazendo sucesso. Em Piraúba, eles participaram de passeatas pelas ruas durante anúncios em carro de som, chamando a população para o Dia D Minas unidas contra o Aedes, realizado em 29/11. Também marcam presença em eventos como Saúde nos Bairros, Saúde na Praça e ações do Programa Saúde na Escola (PSE), além de feiras, carreatas e campanhas de multivacinação, visitando todas as unidades de saúde. “É uma estratégia que tem feito muito sucesso e ampliado a adesão da população”, destacou Marian.

Em Ubá, as fantasias da família Gotinha foram adquiridas com recursos da Resolução SES-MG nº 9.842/2024. Giani Moreira, coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Ubá, destacou que o montante foi disponibilizado especificamente para a compra das fantasias, uma inovação muito positiva da SES-MG. “Graças ao recurso, os municípios puderam adquirir um material de excelente qualidade, que tem um valor elevado e faz toda a diferença nas ações de mobilização”, destacou Giani Moreira, coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Ubá”.
O município de Barão do Monte Alto também aderiu à ideia e demonstrou que a mobilização social em saúde vai além da informação técnica, pois é preciso criar experiências que engajem e sensibilizem a comunidade.
“Personagens como Zé Gotinha e o mosquito da dengue são símbolos reconhecidos nacionalmente e ajudam a transmitir mensagens de forma clara, divertida e acessível, especialmente para crianças e famílias. Tem sido muito bom poder contar com estes recursos que possibilitam maior engajamento das pessoas nas ações de mobilização”, afirmou Elisa Barbosa de Oliveira Cardoso, secretária de Saúde do município, que utilizou a Resolução SES-MG nº 9.435/2024 para aquisição dos novos equipamentos.

Execução de recursos da SES-MG em mobilização social
A equipe da Gerência Regional de Saúde de Ubá tem incentivado o investimento nas ações de mobilização social por meio do “Grupo de Estudo das Resoluções SES que Demandam Mobilização Social”.
O coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Ubá, Fábio Ribas, explicou que o objetivo é aprimorar a abordagem dos temas de saúde junto à população, por meio de ações criativas, de impacto e que estejam contempladas dentro das resoluções SES-MG. A proposta é incentivar hábitos saudáveis e promover o acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Orientamos os municípios a utilizarem os recursos disponíveis, permitindo assim o incremento nas possibilidades para a criatividade das equipes de saúde”, afirmou Fábio Ribas.
Por Keila Lima / Fotos: Divulgação Secretarias Municipais de Saúde
