Com a chegada do verão, a população dos mosquitos Aedes Aegypti aumenta e, para controlar as chances de transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya – conhecidas como arboviroses -, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia promoveu junto a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) a Oficina VigiDrones na Estrada, promovida pelo Núcleo de Cooperação com Organismos Nacionais e Internacionais (Coni), na quarta-feira (3/12).
O VigiDrones é uma política pública de saúde, em que se utiliza o drone, uma pequena aeronave não tripulada e controlada remotamente, para mapear locais que são, ou podem se tornar, criadouros do inseto. A partir disso, os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) são redirecionados para o lugar de foco, garantindo o monitoramento e o enfrentamento às arboviroses.
Essa técnica é associada às outras formas de controle, como fumacê, a aplicação de inseticida e o uso de ovitrampas – armadilhas que permitem a coleta de ovos do mosquito para acompanhar a presença e infestação -, além da mobilização comunitária dentro das casas. O encontro tem como objetivo compreender o andamento da política nos últimos dois anos, para otimizar seu formato para os anos seguintes, buscando melhorar o monitoramento e ampliar o combate ao Aedes Aegypti.

De acordo com Samira Diniz Resende, referência técnica da Política VigiDrones, a troca de experiências permite que aconteçam insights: “Com as oficinas pretendemos otimizar e desenvolver ações que se enquadrem na realidade de cada cidade mineira a fim de reduzir casos de dengue, zika e chikungunya”. A partir dessas vivências, em abril de 2026 será divulgada uma nova resolução que apresente as mudanças implementadas.
Os 17 municípios da SRS Uberlândia aderiram à tecnologia e começaram a implementação dela neste ano. Além dessas cidades, municípios das Superintendência e Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba, Patos de Minas, Uberaba e Unaí participam da discussão do planejamento da nova política.
Resultados do VigDrones no dia ‘D’ de combate ao Aedes na SRS Uberlândia
No último sábado (29/11) sete municípios da SRS Uberlândia aderiram ao dia D: Abadia dos Dourados, Araguari, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Alegre de Minas, Uberlândia, Patrocínio e Tupaciguara mobilizaram ações para a limpeza de terrenos e casas, entrega de materiais informativos com orientações para eliminação de criadouros, passeatas e blitzes educativas, troca por materiais escolares e sorteios para os cidadãos que participassem das ações.
Nas cidades de Araguari, Indianópolis, Patrocínio e Tupaciguara e as mobilizações do Dia D foram guiadas pelas áreas mapeadas pelo VigDrones. Para Cristiane Ferreira Martins, referência técnica arboviroses de Tupaciguara, os drones cooperaram com as ações nos bairros Bom Sucesso e Nova Esperança, que foram mapeados na primeira e na última etapa. “A oficina dos VigiDrones hoje permite que troquemos informações para melhorar o uso desta tecnologia a fim de diminuir os casos das arboviroses”, disse. Martins completa que o mapeamento garante que os agentes de endemias acessem imóveis que estão fechados e podem conter criadouros do mosquito.
Por: Vitória Caregnato e Dieny Fernandes (estagiária sob supervisão) / Fotos: Dieny Fernandes
